Logo Prefeitura de Salvador

Carnaval: Vigilância Sanitária promove capacitação para comerciantes de balcão na segunda (30)

Depois das baianas de acarajé, comerciantes de mingau e barraqueiros, os comerciantes de balcão que vão atuar no Carnaval de Salvador serão os novos alunos do curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, na segunda-feira (30). A qualificação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental do Município (VISAMB).

A qualificação acontece em duas turmas, às 9h e às 14h, no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Avenida Estados Unidos, 20, Comércio. As inscrições ainda podem ser efetuadas por meio dos links:https://forms.gle/i3oAjd7d7Pgbx2GA7 ehttps://forms.gle/s51xfYapcHm9k16H8. São oferecidas 200 vagas e os participantes receberão certificado.

O objetivo do curso é o de ofertar a educação e a prevenção em saúde, a fim de minimizar os riscos de contaminação dos alimentos, evitando assim surtos/ doenças de origem alimentar, fomentando uma maior segurança para todos. Por meio do treinamento, serão abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros.

O treinamento para comerciantes de balcão terá como facilitadores Gilmara Sodré – nutricionista e subcoordenadora da Visa, especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela Ufba e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda – bióloga, fiscal de controle sanitário, mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba; Carolina Lima – nutricionista, fiscal de controle sanitário e chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde; Francesca de Brito – terapeuta ocupacional do Cerest Salvador, mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba e especialista em Vigilância em Saúde, e Islen Silva Moreira – Terapeuta ocupacional do Cerest Salvador e Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ.

Barraqueiros – Os barraqueiros que vão atuar no Carnaval e festas populares da cidade participaram do curso na tarde da quinta-feira (26). O treinamento reuniu cerca de 132 pessoas no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Avenida Estados Unidos, no Comércio.

A coordenadora da Visa, Gilmara Sodré, explicou que os alunos estão sendo qualificados em temas importantes, como promover a educação e a prevenção em saúde, a fim de minimizar os riscos de contaminação dos alimentos, evitando surtos e doenças de origem alimentar e fomentando mais segurança para todos.

“Salvador tem uma característica bastante forte do comércio de rua, com profissionais que atuam o ano todo, a exemplo das baianas de acarajé e dos vendedores de mingau. Com a qualificação, esses trabalhadores informais têm acesso às regras para a produção de alimentos de uma forma segura”, afirma.

A presidente da Associação dos Barraqueiros do Centro Histórico, Telma da Silva considera que o curso é importante e contribui para um melhor atendimento. “Só depois do curso foi que o pessoal teve a real noção do perigo que é não saber trabalhar com comida. A má manipulação de alimentos e bebidas pode causar sérios problemas à saúde e até levar à morte”, alerta.

Para Kate Patrícia Machado, de 46 anos, que atua com a venda de drinks e churrasco no Largo do Pelourinho, essa foi uma oportunidade de ter acesso a novos aprendizados. “Precisamos ter a consciência do manuseio correto, da limpeza e fazer o melhor para o carnaval, porque nós temos que colaborar com o trabalho da Vigilância Sanitária. Quando os fiscais vêm à nossa barraca, o principal objetivo deles não é punir, mas fazer com que tenhamos mais limpeza e segurança. Vimos tudo isso aqui, portanto é um curso nota dez”, opina.

Skip to content