Carreta que “afundou” no Uruguai já foi retirada

A carreta que “afundou” depois que uma cratera se abriu na Rua Direta do Uruguai na manhã desta quinta-feira (10) foi retirada do local na tarde desta sexta-feira (11). A ação foi acompanhada pelo diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Alvaro da Silveira Filho, pelo subcoordenador de Respostas aos Desastres do órgão, Francisco Costa Júnior, e de um engenheiro da Codesal, Nilson Matos.

Durante a amanhã, por orientação do engenheiro, a carga de aproximadamente 16 toneladas de aço começou a ser retirada para que fosse possível fazer o resgate do veículo. “Estava muito pesado e o solo, frágil por conta da chuva. Além disso, tivemos o cuidado de preservar os imóveis próximos”, disse o engenheiro. Segundo Matos, as edificações não correm o risco de desabar.

“Foi uma operação bastante delicada. Tivemos uma atenção especial, pois o solo estava muito instável e precisávamos garantir a segurança daqueles que estavam participando da intervenção”, destaca o diretor-geral. Desde a tarde de quinta, um engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), acompanhou as atividades.

A cratera surgiu após o rompimento de um interceptor de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), localizado a 3,5 metros de profundidade. A Prefeitura já acionou a Embasa e a empresa está com uma equipe no local para fazer os reparos. Também acompanharam a operação as Superintendências de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e de Trânsito e Transporte (Transalvador).