Logo Prefeitura de Salvador

Casa do Benin promove visita guiada com Alberto Pitta

Criado: 02 Agosto 2022

A Casa do Benin, no Pelourinho, vai promover, no próximo dia 13 de agosto, às 15 horas, uma visita guiada gratuita, com o artista plástico Alberto Pitta. O artista vai passear com o público presente pela sua exposição, intitulada “Histórias em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento”, abrigada no espaço cultural, explicando cada tecido que compõe a mostra. 

A proposta é que o artista dialogue sobre a sua trajetória e o trabalho que realiza, há várias décadas, com os blocos afros da capital baiana. Também deverão ser abordados temas como a representatividade, cores, símbolos, como nascem as ideias e a importância dos tecidos para a cultura da Bahia e do Carnaval. 

Excelência – O gestor do espaço cultural, Igor Tiago, explicou que, durante exposições e ocupações, o espaço tem trazido como proposta ações com os artistas que ocupam a Casa do Benin. A visita guiada com Pitta segue o mesmo conceito, aplicado a algumas das iniciativas anteriores, como ocorrido com a ocupação de Nelson Maca e com a exposição de Negra Jhô. 

“Trazer ações para complementar e aproximar o público do artista é de extrema importância, principalmente em espaços museais e expositivos. É uma alegria receber um artista como Pitta, muito respeitado e que faz um trabalho de excelência com a estética negra e dos blocos afros. É trazer o artista para ele mesmo contar a sua própria história”, explicou. 

Conceito – A exposição traz um pouco do trabalho de mais 40 anos de Alberto Pitta, voltado aos blocos-afro, afoxés e blocos de índio, que participam da folia de Salvador. São tecidos que marcam a estética e a representatividade dentro do Carnaval negro da capital baiana. 

Desde o início da exposição, em 31 de maio, algumas ações ocorreram, para proporcionar um encontro do público com o artista plástico. Uma das atividades foi uma roda de conversa como parte do “Patrimônio É…”, programa de educação patrimonial, promovido pela FGM, que teve como tema “Carnaval Negro: Ancestralidade e Pertencimento”. 

As peças da mostra de Pitta estão expostas na galeria Lina Bo Bardi e em outras áreas da Casa do Benin. Quem não puder comparecer na visita guiada, tem até 24 de agosto para apreciar a exposição. A casa tem entrada gratuita e funciona sempre de terça a sábado, das 10h às 17h, na Baixa dos Sapateiros, 7. A Casa do Benin é administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Skip to content