Casa do Benin recebe “Patrimônio É” e exposição sobre carnaval negro

A Casa do Benin, equipamento administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador, abriga, a partir das 16h desta terça-feira (31), a exposição do artista plástico Alberto Pitta, intitulada “Histórias em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento”. A mostra está disponível para visitação gratuita até o dia 24 de agosto, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h.

“A exposição traz um pouco do trabalho de mais 40 anos de Alberto Pitta, da parte voltada aos blocos-afro, afoxés e blocos de índio, que participam da folia de Salvador. As peças são exibidas tanto na galeria Lina Bo Bardi quanto em outros espaços da casa. São tecidos que marcam a estética e a representatividade dentro do carnaval negro de Salvador”, destacou o gestor da Casa do Benin, Igor Tiago.

Patrimônio É – Também nesta terça, às 17h, no mesmo equipamento, tem início o projeto “Patrimônio É…”, que consiste em rodas de conversa sobre educação patrimonial. Desta edição, que aborda o tema “Carnaval Negro: Ancestralidade e Pertencimento”, participam o próprio Alberto Pitta; o professor, artista visual e um dos organizadores das festas populares do bairro de Itapuã (Lavagem, Carnaval e Festa da Baleia de Itapuã), Ives Quaglia; o bailarino, ator, performer, professor e coreógrafo da Escola do Olodum, Negrizu Santos; e a jornalista, gestora cultural do Bloco Alvorada e mestra em cultura e sociedade pela UFBA, Camilla França.

Até 2019, as rodas de conversa do “Patrimônio é…” aconteciam no Espaço Cultural da Barroquinha, com transmissão ao vivo pelo Facebook da FGM. Durante a pandemia, em 2020 e 2021, passaram a ocorrer em plataforma virtual, por meio do canal do YouTube da instituição.

Já a temporada 2022 do projeto tem início com formato híbrido e itinerante, acontecendo a cada mês em um bairro da cidade e sempre com transmissão pelo canal da Fundação no YouTube (www.youtube.com/channel/UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg).