Casa do Benin volta a receber agendamento para exposições

A Casa do Benin, equipamento cultural administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador, voltou a receber propostas de exposições temporárias que podem ser exibidas na Galeria Lina Bo Bardi. A ação ocorre depois de um período de suspensão das atividades presenciais por força da pandemia de Covid-19.

Os artistas interessados devem encaminhar seus projetos para a gestão da Casa do Benin, através do e-mail casadobenin@salvador.ba.gov.br . É necessário apresentar uma noção da expografia, a equipe envolvida, breve currículo dos artistas e a forma de divulgação do evento.

“As propostas recebidas são analisadas e agendadas pela curadoria feita pela gestão do espaço, composta da gerência de equipamentos culturais e do gabinete da FGM. Importante que elas tenham pertinência com os temas relacionados à Casa do Benin, como as relações culturais e identitárias entre Salvador, a diáspora africana e as culturas negras”, disse o gerente de equipamentos culturais da FGM, Chicco Assis.

A duração da exposição proposta deve levar em conta a capacidade da produção em mobilizar o público, bem como o eventual apelo de datas comemorativas e meses temáticos que se relacionem com o conteúdo da exposição, considerando-se um tempo mínimo de dois meses e máximo de quatro meses. O período é negociável de acordo com as especificidades de cada proposta, da disponibilidade do espaço e do volume de outras demandas em pauta.

Projetos variados – Assis ressaltou que, em mais de 30 anos, a Casa do Benin, além de seu importante acervo, tem recebido temporariamente importantes exposições e artistas. “Entre os mais recentes, podemos citar ‘Coroa de Ouro’, com turbantes de Negra Jhô; ‘Afeto’, com imagens do fotógrafo paulista Roger Cipó sobre as relações de afeto nas religiões de matriz africana; e ‘Os Agudás’, com imagens de Milton Guran”.

O gerente da FGM mencionou ainda que, além das exposições artísticas, há outros projetos que têm dinamizado o espaço cultural, como o Culinária Musical, Flipelô e Balada Literária.

Visitação – A Casa do Benin está aberta à visitação, de terça a domingo, das 10h às 16h. É necessário fazer agendamento prévio, através do número (71) 3202-7890, do e-mail da instituição, ou ainda do perfil @casadobenin no Instagram.