Logo Prefeitura de Salvador

Casa So+ma recolhe mais de 700 toneladas de materiais recicláveis em 2022

Mais de 736 toneladas de materiais recicláveis em 2022. Esse é o balanço de resíduos arrecadados entre janeiro e novembro deste ano, nos 12 postos de coleta seletiva instalados na capital baiana. A iniciativa é uma parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). 

Somente esse ano, o projeto gerou um impacto ambiental positivo na preservação de 6,5 mil árvores, o equivalente a cerca de 6 mil campos de futebol, mais de 98 milhões de litros de água poupados – cerca de 1 milhão de banhos de 15 minutos – e mais de 1,7 mil toneladas de dióxido de carbono não emitidos para atmosfera, compensando a emissão de gás carbônico equivalente ao consumo de 330.457 pessoas, durante um dia. 

A iniciativa estimula a prática de reciclagem, permitindo que a população reverta materiais recicláveis em pontos, por meio do Programa So+ma vantagens e troque por benefícios como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais. 

“Essa é uma parceria que gera um enorme impacto socioambiental. Além do incentivo à coleta seletiva, foram distribuídos cerca de 25 mil produtos, entre alimentos, serviços e cursos, revertidos como benefícios às pessoas que aderiram ao projeto”, explicou a titular da Secis, Marcelle Moraes. 

Benefícios – Andreia Santos, 42 anos, reside em Cajazeiras e é uma das usuárias da Casa So+ma em Salvador. Além de fazer uso dos serviços, ela também incentiva seus vizinhos a colaborarem com a destinação correta dos resíduos. “Acho o projeto muito importante, pois auxilia as cooperativas, incentiva a mudança de hábitos da sociedade e ainda ganhamos recompensas. Ou seja, todos nós ganhamos”, afirmou. 

Com os pontos que acumula, Andreia consegue trocar por alimentos e produtos de limpeza, ajudando na renda familiar. “Como estou desempregada no momento, consigo auxiliar em alguma despesa em casa”, afirmou. Em média, ela recebe cinco produtos por mês através da Casa So+ma. 

A startup tem o propósito de gerar impacto socioambiental, unindo tecnologia e ciência comportamental. O objetivo é promover a mudança de comportamento para promover a qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento social nas comunidades. 

Promovendo esperança – Neste mês a Casa So+ma está realizando uma campanha solidária, em alusão ao Natal. Se até o fim do mês for alcançada a meta de arrecadar 100 toneladas de materiais recicláveis acumulados, serão liberados 500 mil pontos para ONG’s selecionadas de todo o Brasil. 

Com estes pontos as instituições poderão trocar por benefícios, a exemplo de alimentos, para ajudar na manutenção dos seus projetos. Dentre as instituições que serão beneficiadas, caso a meta seja atingida, estão a Abrace Camaçari, Casa do Caminho, Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo e o Solar Colombino Augusto Bastos.  

Confira os endereços das casas da So+ma em Salvador: 

– Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240. 

– BIG Bompreço Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650. 

– Cajazeiras – Campo da Pronaica. 

– Imbuí – Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado. 

– Paripe – Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, Rua Pará, 15. 

– Periperi – Praça da Revolução, s/n; 

– Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães. 

– Ribeira – Largo do Papagaio. 

– Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n. 

– Patamares – Avenida Ibirapitanga, em frente à Escola Pan Americana da Bahia. 

– Pilar – Rua do Pilar, Comércio. 

– Rio Vermelho – Vila Caramuru, Praça Caramuru, 2.

Criado: 14 Dezembro 2022

Skip to content