Castelo Branco celebra entrega de 102 imóveis pelo Morar Melhor

Moradores de Castelo Branco festejaram, na noite desta sexta-feira (9), a reforma de 102 imóveis através do programa habitacional Morar Melhor. A entrega simbólica dos imóveis às famílias foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, na Rua Dom Lucas Moreira Neves. O Morar Melhor já reformou em Castelo Branco, anteriormente, mais 778 casas.

A moradora contemplada com a casa modelo nesta etapa do programa no bairro foi a aposentada Paulina Maria de Souza, de 90 anos. Ela reside no imóvel há 34 anos e atualmente mora com a filha Elisângela Souza e três netos.

Elisangela destacou o quanto foi positiva a reforma do imóvel para a família. “Eu amei tudo e em especial a reforma do nosso telhado, que era o que mais estávamos com dificuldade. Estou muito orgulhosa de morar aqui. A sensação é de que estamos em uma casa nova, sem ter saído do nosso endereço”, afirmou.

O prefeito Bruno Reis reforçou o quanto a cidade vem sendo transformada através do Morar Melhor, que tem proporcionado dignidade aos soteropolitanos. “Esse programa é um verdadeiro sucesso. Às vezes as pessoas não acreditam na mudança que vai ocorrer no bairro quando a Prefeitura chega com a ação. Pensam, até mesmo, que está vindo cobrar IPTU, o que não é verdade”, contou.

Na ocasião, ele também aproveitou para autorizar a reforma de mais 100 imóveis em situação precária na comunidade e anunciou que, ainda neste mês, retornará ao bairro para entregar a requalificação do campo do Beira Lixo.

Qualidade de vida – Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil. Desde que o programa entrou em ação na capital baiana, em 2015, a Prefeitura já reformou 36.738 casas em mais de 200 localidades de Salvador.

O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Criado: 09 Setembro 2022