Logo Prefeitura de Salvador

Castramóvel atende gatos em situação de rua em Piatã na segunda (22)

A partir da próxima segunda-feira (22), o Castramóvel, serviço itinerante de castração animal, atenderá aos gatos que estão abandonados na colônia de felinos em Piatã. A iniciativa faz parte do pacote de ações deflagrados pela Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (Dipa) para inibir o crescimento populacional dos animais em situação de rua e a prática do abandono dos pets na região. 

Além do procedimento cirúrgico que conta com o apoio de tutores independentes que atuam na região e darão o apoio no pós-operatório, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão a vacinação antirrábica para cães e gatos. O Castramóvel ficará instalado no estacionamento da Zona Azul de Piatã (em frente ao bar Siri Cascudo), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 13h. 

“Estamos implementando uma série de medidas para inibir o aumento da população de gatos abandonados na colônia de Piatã. Instalamos placas educativas para sensibilizar a população quanto à importância dos problemas ocasionados pela prática. Também estamos em tratativas com a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar para intensificar a ronda no local e inibir as pessoas que acabam abandonando os felinos no local. E a castração em massa dos gatos, justamente para evitar a reprodução dos bichos em situação de rua”, destacou a diretora da Dipa, Tainara Ferreira. 

Solicitação – As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente nos postos de saúde. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. 

Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração. Além dos animais abandonados em Piatã, o serviço itinerante também atenderá todos os cães e gatos da cidade que os tutores realizarem o agendamento para o procedimento. 

Requisitos – Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica (mais de dez dias e menos de um ano). Podem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A vacinação é realizada durante todo o ano nos postos fixos, distribuídos nos bairros de Salvador. 

No caso de existir mais de dez animais para vacinação, a solicitação para agendamento pode ser realizada no Centro de Controle Zoonoses (CCZ), através do telefone (71) 3611-7331.

Skip to content