Castramóvel atende mais de 18 mil animais em 2022

De janeiro a novembro deste ano, o Castramóvel atendeu mais de 18 mil animais em Salvador. O serviço gratuito de castração de cães e gatos é promovido pela Diretoria Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Os serviços são realizados no posto em forma de contêiner, em um ônibus adaptado e, ainda, através de duas clínicas conveniadas. Neste último caso, são oferecidas 200 cirurgias mensais.

“Para 2023, a nossa expectativa é aumentar este número, bem como ampliar o contrato com novas clínicas veterinárias, de modo a conseguir aumentar o quantitativo de castrações, levando o serviço ainda mais próximo da população, permitindo que o cidadão possa realizar o serviço em localidades mais próximas à sua moradia”, declarou a titular da Diretoria Animal do CCZ, Michele Holanda.

Acesso – Durante todo este mês de dezembro, as unidades móveis atendem no Parque da Cidade (Itaigara) e no Salvador Norte Shopping (São Cristóvão). Às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Por dia, são realizados até 60 procedimentos.

Ao todo, 35 vagas são ofertadas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais podem ser agendadas através do e-mail agendamento.dipa@gmail.com, ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica atualizada do animal.

No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o animal esteja em jejum e o tutor deve apresentar RG e Cartão SUS, além do cartão de vacinação do animal.

Criado: 15 Dezembro 2022