Castramóvel em Pau da Lima inicia retorno da marcação presencial

A partir desta segunda-feira (22) o Castramóvel em Pau da Lima inicia o retorno gradual da marcação presencial para realizar o procedimento de castração de cães e gatos. A medida de flexibilização foi tomada pela Diretoria de Proteção Animal (Dipa), em virtude do avanço da vacinação contra a Covid-19. Antes, o acesso ao serviço acontecia apenas através de agendamento via e-mail. O equipamento móvel em São Cristóvão mantém os atendimentos via agendamento.

Serão ofertadas dez vagas diárias para atendimento presencial, das 8h às 13h – o serviço móvel está situado na Rua Pastor José Guilherme de Moraes, 7, próximo à Delegacia Territorial Pau da Lima. Para realizar o procedimento, o animal deve estar em jejum por 12h e o tutor deve apresentar RG e CPF, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

Com a nova mudança, o cronograma de atendimento no equipamento itinerante de Pau da Lima passa a ser escalonada. As castrações caninas vão acontecer às terças e quintas-feiras. Já a castração de gatos será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras.

Por força da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração. “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, ressaltou a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.