Castramóvel na Barroquinha abre vagas para agendamento presencial

A partir desta segunda-feira (24), o Castramóvel na Barroquinha inicia o retorno gradual da marcação presencial para realizar a castração em cães e gatos. Em virtude da pandemia da Covid-19, o acesso ao serviço acontecia apenas através de agendamento via e-mail, que ainda pode ser realizado através do endereço agendamento.dipa@gmail.com .

Para a marcação presencial serão oferecidas dez vagas diárias, das 8h às 13h, na unidade situada no estacionamento do Mercado São Miguel, na Rua J. J. Seabra. O animal deve estar em jejum por 12h e é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

Com a nova mudança, o cronograma de atendimento dos equipamentos itinerantes de Pau da Lima e Barroquinha passam a seguir um escalonamento: serão promovidas as castrações caninas às terças e quintas, e as felinas às segundas, quartas e sextas. Por força da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, para evitar aglomerações.

“A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).