Castramóvel oferece vacina antirrábica em Pau da Lima até sexta (19)

Além dos procedimentos cirúrgicos, o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, está oferecendo vacina antirrábica até esta sexta-feira (19), na unidade instalada na Rua Pastor José Guilherme de Moraes, 7, próximo à Delegacia Territorial Pau da Lima. A medida, realizada pela Diretoria de Proteção Animal (Dipa) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ambas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi adotada após a alta procura por tutores pelo equipamento itinerante municipal para facilitar o acesso às doses.

Não é preciso agendamento para o serviço gratuito de vacinação, disponível das 9h às 11h. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“Ao vacinar o animal, a pessoa estará protegendo o pet e também a sua família, pois estamos falando de uma zoonose que acomete todos os mamíferos e que é letal em seres humanos”, alerta a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.

Castrações – As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por força da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, para não gerar aglomeração.