Castramóvel segue com atendimento em Cajazeiras X

Os tutores de cães e gatos da capital baiana, que tiverem interesse em castrar os animais, podem aproveitar até o dia 13 de março o Castramóvel, situado na Escola Municipal Ulysses Guimarães, em Cajazeiras X. O serviço oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), oferece a castração gratuita de cães e gatos e funciona das 8h às 13h.

O serviço pode ser agendado por e-mail, no endereço agendamento.dipa@gmail.com, ou presencialmente. Para realizar o procedimento, o animal precisa estar em jejum de água e alimento por 12 horas. É necessário apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, cartão SUS do tutor e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal. O pet deve ter tomado o imunizante nos últimos 12 meses.

Ao lado do cão Theo, o adestrador Diego Costa, de 28 anos, falou sobre a importância do serviço. “A castração traz muitos benefícios para o pet, dentre eles o controle da ansiedade. Trabalho com animais e sei o quanto é importante o procedimento, além de prevenir doenças, evita o crescimento populacional e consequentemente diminui o índice de abandono. O acesso ao serviço gratuito é de grande valia, pois tem muitas pessoas que não possuem condições de pagar”, afirmou.

A dona de casa Solange Gomes, de 42 anos, ao levar para castrar o pequeno Bob, de 8 meses, destacou a facilidade de acesso ao serviço. “É muito tranquilo, organizado. Quem quiser fazer no seu animal, não tem desculpa. O agendamento é feito de forma fácil e não tem empecilhos. Quem quiser cuidar do animal, sabe que pode procurar o castramóvel”, disse.

A castração prolonga a vida do animal, além de prevenir doenças como tumores mamários e câncer de próstata. O procedimento também reduz a agressividade e diminui a demarcação de território com o xixi. Outro benefício é o controle populacional, evitando crias indesejadas e o abandono.

Em janeiro, 450 castrações de cães e gatos já foram realizadas, através da SMS. De março a dezembro do ano anterior, foram 4.648 procedimentos.