Catálogo mapeia grupos e núcleos da capoeira em Salvador

Está disponível para acesso na internet o Catálogo da Capoeira, uma ferramenta colaborativa de registro e mapeamento dos grupos e núcleos da capoeira em Salvador. O site de acesso gratuito, disponível no endereço www.catalogodacapoeira.com.br ,  vai auxiliar gestores, pesquisadores e demais interessados no tema a obter informações e indicadores deste que é um dos bens imateriais do Brasil.

Contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o catálogo conta com o apoio da Prefeitura por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Com dois meses de lançada, a plataforma tem sido acessada e atualizada com informações por mestres, professores e integrantes de capoeira de toda a cidade.

Até o momento, o Catálogo da Capoeira já registrou a existência de 184 núcleos e de 129 grupos da arte-luta na capital baiana. Uma das funcionalidades importantes do site é a possibilidade de visualizar a concentração desses grupos e núcleos por bairro no mapa da cidade.

“Esse projeto vai ajudar gestores, pesquisadores e demais interessados a conhecer melhor o cenário da capoeira em Salvador. Além disso, cria-se uma rede social com os grupos da cidade onde eles podem divulgar as suas informações e contatos”, conta Rodrigo Negreiros, coordenador técnico do projeto e monitor de capoeira no grupo  CTE Capoeiragem.

Atualização permanente – A ferramenta teve como base o livro A capoeira em Salvador – Registro de Mestres e Instituições, mas a intenção é que ela seja colaborativa. Ou seja, a qualquer momento, as pessoas podem colaborar com o fornecimento de informações novas, a exemplo de nome de novos núcleos e grupos, endereço, imagem, telefone para contato e redes sociais, facilitando a localização e acesso dos pontos de prática da arte na cidade.

Quem tiver dúvidas ao se cadastrar e atualizar as informações no site pode entrar em contato com o administrador por meio do e-mail catalogodacapoeira@gmail.com. O cadastro e o auxílio no cadastramento são gratuitos.