Logo Prefeitura de Salvador

CCZ inspeciona colônia de pescadores e embarcações em Itapuã

Agentes de Combate às Endemias do Centro de Controle de Zoonoses – vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inspecionaram, na última quarta-feira (23), a colônia de pescadores do bairro de Itapuã, além de dezenas de embarcações alocadas nas imediações da praia Pedra da Sereia. O trabalho viabilizou, ainda, a distribuição e colocação de capas para cobertura de reservatórios de água em dezenas de imóveis no bairro. 

Em razão da chuva, o CCZ tem focado em equipamentos e localidades com grande acúmulo de água, a fim de minimizar os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Durante as inspeções zoossanitárias, os agentes de endemias fiscalizam e tratam os pontos estratégicos. 

As abordagens têm como objetivo identificar pontos críticos e eliminar os focos de criadouros num curto espaço de tempo, para evitar o crescimento dos casos das arboviroses.  Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes e visitantes dos locais, com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o mosquito. 

Conforme a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, equipamentos como embarcações e similares são potenciais criadouros do Aedes. “Nesse sentido, trabalhamos de forma estratégica, e as ações em Itapuã contribuem para continuarmos mantendo Salvador com baixo índice de infestação, considerando que, com as fortes chuvas, as possibilidades de acúmulo de água são maiores, principalmente em locais que abrigam embarcações dentre outros criadouros”, explicou. 

Inspeções – Os agentes do CCZ continuam fazendo visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital. As atividades diárias seguem o cronograma normal, atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o cidadão deverá entrar em contato por meio do Fala Salvador, no número 156 ou pelo site www. falasalvador. ba. gov. br .

Skip to content