Logo Prefeitura de Salvador

CCZ inspeciona mais de 4 mil estabelecimentos em combate ao Aedes aegypti

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nesta terça-feira (21), o balanço da Operação Verão sem Mosquito 2022/2023. Na ocasião, os agentes vistoriaram 4.203 pontos em Salvador, dentre colônias de pescadores, estações do metrô, espaços de matrizes africanas, praças, terminais rodoviários, estações transbordo, zonas eleitorais, cemitérios, órgãos públicos, estabelecimentos de saúde e todos os locais do circuito do Carnaval.

As inspeções têm como intuito a eliminação dos focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, evitando assim o registro dos casos das arboviroses. A subgerente do CCZ, Cristina Guimarães, ressalta a importância da continuidade da ação de combate ao inseto.

“O objetivo é sempre deixar o ambiente na melhor condição possível que impeça a formação de criadouros do Aedes. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya, os agentes realizam o bloqueio espacial com aplicação de inseticida. Além disso, o CCZ realiza um trabalho de conscientização, com a utilização de materiais educativos para alertar a população sobre os riscos à saúde devido à presença do mosquito, e forma de eliminá-los”, declara.

O alerta permanece para este período do outono/inverno, que também pode ser favorável à proliferação do mosquito, devido ao período chuvoso. Por isso, toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e realizar um trabalho em conjunto com os agentes. O uso do repelente também é indicado nesse período.

Texto: Ascom/SMS

Skip to content