Logo Prefeitura de Salvador

CCZ inspeciona terminais de passageiros e praças públicas no combate ao Aedes aegypti

Para dar prosseguimento ao plano “Verão Sem Mosquito”, os agentes de combate às endemias, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizam visitas aos portos marítimos, aeroporto, rodoviária e praças públicas da capital baiana. O trabalho consiste em inspecionar estabelecimentos em que possam existir focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades foram realizadas nesta segunda (31) e terça-feira (1º). 

Durante as inspeções zoossanitárias, os agentes de endemias inspecionam, removem depósitos e, se necessário, realizam o tratamento com uso de larvicida. As abordagens têm como objetivo identificar os pontos críticos e eliminar os focos de criadouros, para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes e visitantes, com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos. 

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, ressalta a importância da colaboração e conscientização da população, no processo de combate ao mosquito Aedes. Ela sugere redobrar os cuidados com recipientes que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito, principalmente durante o verão, em razão das constantes chuvas e do calor, condições favoráveis à proliferação do mosquito.  

“Trabalhamos durante todo o ano, para o controle da infestação do mosquito e de forma estratégica, durante o período do verão, em estabelecimentos e pontos estratégicos, onde são elevadas as chances de encontrar focos do mosquito Aedes, com o objetivo de manter Salvador com baixo índice de infestação”, reitera Isolina Miguez.  

Os agentes do CCZ continuam realizando visitas domiciliares de rotina, em todos os bairros da capital. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o cidadão deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).

Criado: 01 Novembro 2022

Skip to content