CCZ realiza mais uma edição especial de combate ao Aedes aegypti neste sábado (15)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove neste sábado (15) mais uma Ação Especial de Controle Vetorial do Aedes aegypti em locais com maior possibilidade de infestação do mosquito. Desta vez, a ação será realizada no Bairro da Paz e na Mata Escura, das 9h às 13h.

As equipes de agentes de combate às endemias farão aplicação de inseticida Ultrabaixo Volume (UBV) em um raio de 100 metros a partir do local de residência do cidadão acometido pela doença e, quando necessário, a aplicação de inseticida de efeito residual. Para além disso, reforçarão a inspeção com eliminação ou tratamento de criadouros do mosquito com larvicida.

De forma educativa será feito o trabalho de conscientização e prevenção, com mensagens educativas nos imóveis que, durante o ciclo de visita domiciliar, nos dias úteis, estavam fechados. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador, estas ações especiais nos bairros de maior incidência de casos suspeitos são essenciais para controle e prevenção da doença.

“Nestas inspeções para controle vetorial, além da aplicação de inseticida, as equipes de agentes irão dialogar em busca de informações dos munícipes sobre possíveis rumores de adoecimento por dengue, zika e chikungunya. Reforçamos a importância do apoio dos moradores da comunidade e contamos com a colaboração de todos para o combate ao mosquito”, declara.

Durante os próximos dias, o CZZ seguirá realizando diversas ações educação e mobilização social vigilância, prevenção e controle de vetores transmissores de arboviroses nos doze Distritos Sanitários de Salvador.

Texto: Ascom/SMS