Centrais de Reciclagem estimulam economia e preservação do meio ambiente

As oito Centrais de Reciclagem instaladas pela Prefeitura de Salvador nos circuitos oficiais do Carnaval coletaram cerca de 94 toneladas de resíduos recicláveis no período, sendo 54,756 toneladas de alumínio e 39,086 toneladas de plástico. Esse ano, um grande volume de plástico foi coletado na folia, graças ao incentivo dado aos catadores para a reciclagem do material e também graças à ação “Plástico é Vida, Reciclando na Avenida”, realizada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Cooperbari).

O alumínio costuma ser o mais coletado, devido ao alto valor agregado. Atualmente, o quilo do material custa R$5 nas cooperativas, enquanto o do plástico custa R$1. O incentivo dado aos catadores consistiu em uma bonificação de R$100 a cada 30 quilos de plástico vendidos, além do próprio valor pago pelo plástico coletado.

“Esse incentivo impulsionou a coleta de plástico no Carnaval. Com isso, ganharam as cooperativas, ganhou o público e também o meio ambiente”, conta Genivaldo Ribeiro, mais conhecido como Tico, diretor administrativo da Cooperguary, de Periperi, uma das cooperativas que atuaram no Carnaval.

Segundo ele, o material coletado pela Cooperguary passou pela triagem, foi separado e armazenado nas “big bags” – a maioria já foi comercializada e transportada. Ele estima o prazo de um mês para que o material seja reaproveitado pelas indústrias.

“Aqui nós fazemos uma triagem, porque às vezes pode vir algum material dentro da latinha e nós também separamos os plásticos brancos e de gelo dos coloridos. Fazemos a separação de tudo e acondicionamos nas big bags. Uma big bag de latinha, por exemplo, tem uma média de 50 quilos. O material vai para vários compradores, que por sua vez, vendem para a indústria”, explica Tico.

“Cada vez mais a Limpurb busca acompanhar e desenvolver ações que envolvam cuidar da cidade, para além dos resíduos. O Carnaval foi um exemplo disso: além de fomentar o descarte correto destes materiais, ainda conseguimos contribuir com mais renda para inúmeras famílias “, destaca o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Estrutura – A Limpurb e a Ambev, uma das patrocinadoras oficiais do Carnaval de Salvador, instalaram oito Centrais de Reciclagem nos circuitos do Carnaval. A operação foi feita pelas cooperativas selecionadas mediante chamamento público e com o suporte da startup Solos.

As oito centrais funcionaram durante 24 horas com uma estrutura que incluiu espaço de 75m², cobertura, área climatizada, área de tesouraria, copa, pesagem e área para armazenamento dos materiais coletados pelos cooperados. Cinco dessas centrais estiveram posicionadas no Circuito Dodô e outras três, ao longo do Circuito Osmar.

“Por mais um ano, estivemos ao lado dos catadores de Salvador no Carnaval, que são extremamente importantes no nosso ecossistema e essenciais na nossa jornada de logística reversa e impacto positivo. Afinal, parcerias como essa beneficiam toda a cadeia e incentivam a cultura da reciclagem e a conversão dos materiais em geração de renda, fomentando o crescimento compartilhado”, comenta a diretora da Ambev, Mariana Senna.

Para Tico, o trabalho dos catadores e das cooperativas é importante também para a economia da cidade. “Trabalhamos diariamente ajudando o meio ambiente e a economia circular, porque quem ganha o dinheiro aqui, na maioria das vezes, gasta no comércio local, então o trabalho das cooperativas dentro dos bairros tem toda uma simbologia. Ao mesmo tempo, nós ajudamos também o reciclador que traz o material pra cá. Muitos que estão aqui não têm oportunidade no mercado de trabalho e aqui é o guarda-chuva dessas pessoas. É daqui que eles tiram o sustento para levar para a família”, conclui.