Logo Prefeitura de Salvador

Central de Regulação e base do Samu são entregues reformadas

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram hoje (12) a Central Municipal de Regulação e a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Pau Miúdo, que passaram por amplo processo de requalificação, oferecendo melhores condições para os trabalhadores das duas unidades. Na Central de Regulação, por exemplo, a infraestrutura estava comprometida a ponto de oferecer risco aos trabalhadores, com piso e teto em avançado estado de deterioração. A requalificação dos dois espaços foi realizada sem que fosse preciso suspender os serviços.


Mesmo com os transtornos provocados pela reforma, foi possível ampliar o processo regulatório ambulatorial nesse primeiro ano de gestão. Essa ampliação corresponde a aproximadamente um milhão de procedimentos por mês disponíveis no sistema VIDA+ para agendamento. A Prefeitura segue com a fase de expansão para 100% da regulação ambulatorial da rede filantrópica contratualizada e da rede pública municipal, com conclusão prevista até o final deste ano. Também foi realizado o mutirão de cirurgias eletivas com 1.391 procedimentos realizados no período de março a outubro, com valor pago superior a R$ 2,6 milhões.

 


 

 

A base descentralizada do Samu 192 foi a primeira a ser requalificada na cidade, e a previsão é que mais 16 sejam entregues até o primeiro semestre do próximo ano com condições dignas para o trabalho dos profissionais, que poderão ter maior conforto durante as atividades. A nova estrutura possui materiais para reposição após cada atendimento, evitando o deslocamento das ambulâncias para o almoxarifado. O espaço terá ampliado o número de ambulâncias de três para cinco e duas motolâncias que poderão prestar atendimento aos bairros de Pau Miúdo, IAPI, Caixa D’Agua, Baixa de Quintas, Lapinha, Liberdade, Pero Vaz, Curuzu, Retiro, Sete Portas e Macaúbas. 


O secretário também lembrou que dentro do processo de requalificação do Samu estão previstas 36 novas ambulâncias substituindo as que tem mais de oito anos de operação e com alto custo de manutenção, novas instalações para equipe de manutenção e conservação da frota em local apropriado para higienização e pequenos reparos das ambulâncias, capacitação dos novos técnicos de enfermagem e enfermeiros convocados pelo concurso para atuarem no programa, entre outras ações. “Na Central de Regulação não era possível sequer andar com segurança. Até junho serão mais 16 bases requalificadas para que nunca mais enfrentemos condições precárias para os profissionais”, reafirmou.


O prefeito apontou que a requalificação traz motivação aos profissionais, que, mesmo em condições precárias, mantém atendimento de excelência. “Quando estive na Central de Regulação, no início do ano, encontrei a precarização das condições de trabalho, mas também equipes comprometidas. A fotografia dessa unidade, no entanto, não era muito diferente dos demais espaços da rede de saúde, e reconhecemos a ajuda do governo federal na reestruturação da nossa infraestrutura. Com vontade política, passamos a mudar essa realidade porque um governante precisa escolher por onde começar, e não tivemos dúvidas de que precisaríamos fazê-lo pela saúde”, avaliou.

 

Skip to content