Logo Prefeitura de Salvador

Centro de Atendimento à Mulher Irmã Dulce promove oficina de horta em casa

Em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) promoveu, na tarde desta quarta-feira (16) uma oficina de horta em casa. A atividade aconteceu na sede da entidade, localizada na Ribeira, e é parte integrante da programação do Março Mulher em Salvador. 

Durante a oficina, assistidas e colaboradores do Camsid puderam receber orientações teóricas e práticas de compostagem, como cuidar e manter uma horta, produção de sementes através de mudas, cuidados com pragas e o momento de colheita. Além disso, o serviço recebeu doações de mudas de cebolinha, salsão, couve, coentro, rúcula, pimentão, manjericão, tomate e hortelã miúdo. 

A psicóloga Camila Paixão ressaltou que a iniciativa é uma forma de promoção da saúde mental para acolhidas e assistidas da unidade. “Vejo essa atividade como uma colaboração do autocuidado. Quando cuidamos de algo, seja uma pessoa, objeto ou jardim, como está sendo neste caso, aprendemos também a nos cuidar mais. Quando doamos, aprendemos também a receber”. 

Para a plantonista da unidade, Isabel Mattos, a ação contribuirá com o restabelecimento social de todas as participantes da oficina. “Uma atividade como essa é significativa demais na vida de todos e todas aqui. O tratamento com as plantas também é uma forma de terapia e isso enaltece a nossa saúde, mente e corpo”. 

A acolhida da unidade, D.P.B, disse que todo o treinamento que recebeu será utilizado para manuseios de forma correta das hortas que cultiva. “Irei repassar esses aprendizados para a minha família. Eu amo plantas. Amo plantar e amo colher, e hoje pude aprender outras coisas que antecedem esses dois processos. Essa tarde de treinamento veio para contribuir ainda mais com o meu desenvolvimento enquanto pessoa na sociedade”. 

Funcionamento – Administrado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, o Camsid realiza o acolhimento e a assistência de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero. As assistidas podem ficar na unidade que funciona em regime de plantão 24h, por até 15 dias. O equipamento dispõe de serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

Skip to content