Centro de Saúde das Barreiras é entregue reformado

O Centro de Saúde das Barreiras, em Tancredo Neves, foi entregue reformado à comunidade hoje (04) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal José Antônio Rodrigues Alves. A unidade foi inaugurada em 1994 e municipalizada quatros anos depois, sendo que há 19 anos não passava por nenhum tipo de intervenção na infraestrutura. Apesar de pequena, com dois consultórios, um médico e atendimentos em enfermagem e assistência social, o centro vai realizar uma média de 600 consultas por mês.

O prefeito afirmou durante a solenidade que a situação do centro de saúde era parecida com as demais unidades da rede, que possuía algumas estruturas sem melhorias há cerca de quatro anos. “No começo da gestão vimos que nossas unidades estavam em estado deplorável e, por isso, decidimos que a recuperação desses espaços seria uma prioridade. Vamos ter até antes da metade do ano que vem 70% da nossa rede reformada ou em reforma, nos concentrando nos bairros onde as pessoas mais precisam dos serviços públicos”, afirmou Neto.

O secretário José Antônio Rodrigues Alves anunciou outros investimentos para a unidade, como a implantação do programa de saúde da família. Além disso, informou que a Unidade de Saúde da Família (USF) que fica a cerca de 200 metros de distância do centro será reformada e ampliada. “Com essas iniciativas será possível reorganizar a assistência à saúde na região. Transformaremos esse posto básico em uma USF, com toda sua estrutura e agentes comunitários. A Unidade de Barreiras, próxima daqui, também será totalmente reformada e contará com duas equipes. Com isso teremos 100% de cobertura de Saúde da Família, algo inédito na região”, considerou o secretário.

Outras ações – O prefeito anunciou que vai solicitar à Secretaria Municipal da Educação (SMED) que elabore projeto para construção de uma escola voltada para o ensino infantil, numa área já apontada por moradores da região. Também informou que vai solicitar à Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) a inclusão do bairro na programação da Operação Tapa-Buracos para que seja possível requalificar a malha viária de ruas com grande movimentação de pessoas e veículos.