Centro de Saúde de Castelo Branco passa por requalificação

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram nesta sexta-feira (06) à comunidade de Castelo Branco o Centro de Saúde do bairro totalmente reformado, equipado e com equipes completas. O 20º CS Castelo Branco terá a capacidade de atender cerca de 600 pessoas por dia através da atuação de seis médicos, quatro enfermeiros, um nutricionista, dois assistentes sociais, sete técnicos de enfermagem, quatro dentistas e cinco auxiliares de saúde bucal. Outros três agentes comunitários também realizarão visitas domiciliares aos moradores da localidade diariamente.

O posto é o terceiro recuperado pela Prefeitura na região e faz parte dos esforços para reestruturação da saúde pública na localidade. “No distrito Pau da Lima, com as unidades que já entregamos, as que estão em reforma e com as ordens de serviço que iremos assinar alcançaremos até o final do ano 100% dos postos de saúde reformados na localidade que historicamente teve uma das piores coberturas na atenção básica da capital. Além disso, ainda no segundo semestre entregaremos três novas unidades que estão sendo construídas em Dom Avelar, Cambonas e Nova Brasília”, explicou José Antonio.

Dentre outras melhorias na região, está em estudo técnico a implantação de um Multicentro em Sete de Abril, onde serão oferecidos pelo menos 20 serviços especializados entre consultas e exames, “com o objetivo de acabar com a peregrinação e as filas que se acumulam todo início de mês nas portas das unidades para marcação desses procedimentos. Com essas intervenções, a expectativa da gestão é implantar até o final de dezembro, dez novas equipes de saúde da família no Distrito Sanitário”, afirmou o prefeito ACM Neto.

Reestruturação – Em maio, a Prefeitura deu início a segunda etapa do processo de extensa recuperação da rede de saúde municipal que ampliará o acesso dos soteropolitanos a um atendimento de qualidade, sobretudo dos que necessitam exclusivamente dos serviços do SUS. “Deflagramos o maior projeto de recuperação nos postos de saúde já visto na capital, reformando 70% das unidades do município até o final de abril e, além disso, contratamos mais de dois mil profissionais, medidas que colocaram Salvador como a segunda cidade que mais avançou em cobertura de atenção básica entre as capitais do país”, ressaltou o prefeito.

Durante a solenidade, ACM Neto também destacou o que chamou de “revolução no setor de urgência e emergência” com a construção de 7 UPAs custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais, dobrando o número de Pronto Atendimentos 24 horas até o final de 2014.