Centro de Saúde Engenho Velho da Federação beneficiará 20 mil pessoas

O prefeito ACM Neto entregou hoje (19) à comunidade de Engenho Velho da Federação um novo centro de saúde, totalmente reformado, que vai beneficiar mais de 20 mil pessoas na região. A nova unidade terá capacidade para realizar quase três mil atendimentos por mês, com serviços voltados para saúde da mulher (pré-natal, planejamento familiar e preventivo do câncer de mama e uterino), saúde do idoso (aconselhamento, prevenção de quedas e fraturas, acompanhamento de situações de violência), atenção à pessoa com doenças transmissíveis (tuberculose, hanseníase, hepatites, DST/AIDS, dengue, leishmaniose, dentre outras), além de ações de prevenção e promoção da saúde bucal.

ENGENHOVELHOFEDERACAO1908

As obras de adequação e ampliação na unidade tiveram início no final do mês de junho deste ano e fazem parte do projeto de reforma de toda a rede municipal. “Quando assumi, me deparei com uma dura realidade: há quatro anos, postos de saúde não recebiam reforma ou manutenção, o que comprometeu a estrutura de muitas unidades, inclusive as mais novas. E não há como imaginar saúde pública num lugar sem o mínimo de condições de prestar atendimento. Por esse motivo, até o final do ano, 70% da nossa rede estará reformada ou em reforma”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, afirmou que novo equipamento reforça a rede de atendimento clínico na atenção primária na região, que contava apenas com consultórios localizados na Avenida Cardeal da Silva. “Tivemos a necessidade de instalar uma unidade no coração da cidade. Serão cinco médicos trabalhando de segunda a sexta-feira, além do serviço odontológico, garantindo segurança na saúde dos moradores dessa comunidade”, observou o secretário, lembrando que a unidade vai funcionar como posto descentralizado para realização de exames laboratoriais, coleta de material citopatológico (Papanicolau) e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.