Logo Prefeitura de Salvador

Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência completa quatro anos

Socialização, inclusão, desenvolvimento de habilidades. O Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), comemorou quatro anos, na última terça-feira (14), em meio a muita festa e anúncio de novo equipamento para 2022, no bairro Jardim das Margaridas. 

Não faltaram música, dança, lanches, parabéns, brincadeiras, e Papai Noel com distribuição de panetones, para uma comemoração à altura das crianças, de zero a seis anos, acolhidas diariamente. Os pequenos têm microcefalia e doenças congênitas do zika vírus, bem como outras deficiências associadas, e estão em situação de vulnerabilidade e risco social. 

O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Kiki Bispo, anunciou na ocasião que já está no planejamento estratégico da Prefeitura a entrega de um novo Centro Dia, no Jardim das Margaridas, em 2022. “O poder público não pode esquecer os direitos legitimados e necessidades básicas, para essas famílias em situação de vulnerabilidade”, lembrou o secretário. 

No Centro Dia são realizadas atividades de convivência familiar, grupal e social, fortalecimento de vínculos e cuidados, orientação e apoio aos cuidadores familiares. A estrutura promove ainda encaminhamentos para a rede de serviços locais, acesso à tecnologia assistida de convivência e autonomia da pessoa com deficiência. 

“Muitas mães não podem exercer suas atividades e precisam acompanhar de perto seus filhos, mas não têm condições financeiras e esse apoio da Prefeitura é de extremo valor”, reforçou o titular da Sempre. 

Atendimentos – Neste ano, apesar da pandemia, conforme dados da coordenadora Virgínia Nascimento, um total de 5.018 atendimentos foram realizados a 499 usuários. “Mesmo diante da crise, a evolução é visível e só comprova que estamos atingindo o nosso propósito”, comemorou.

Para a diretora de Proteção Social Especial, Kelly Morais, pequenas evoluções parecem pouco para quem não compreende o processo. “Levantar o braço para a criança que não levantava, interagir com os coleguinhas, dar os primeiros passos, as primeiras palavras. Atos como esses não têm preço para nós, e com uma nova unidade avançaremos muito mais”, previu.

As mães do Centro Dia não escondem a gratidão. Verônica Santos, mãe de Lis, de seis anos, com quadro de microcefalia pelo zika vírus, é atendida pelo Centro Dia desde a inauguração. “A evolução de Lis é clara e também a minha, diante do acolhimento, do carinho com que este espaço nos proporciona. É uma segunda casa”, afirmou.

Ivone Pereira dos Santos, mãe de Ramon, também reconhece toda atenção dedicada ao seu filho ao longo desses quatro anos. ”Ramon está indo bem. O Centro Dia acolheu a gente e eu sou tenho a agradecer”.  

Skip to content