Centro Dia promove encontro virtual com familiares assistidos

O Centro Dia, espaço dedicado ao cuidado de crianças com microcefalia e outras patologias e seus familiares, deu início, na tarde da quarta-feira (23), a uma série de lives que tem por objetivo promover a interação dos assistidos, além de proporcionar acesso a informações importantes que podem beneficiar o público. O primeiro encontro virtual, realizado através da plataforma Meet, teve como proposta esclarecer dúvidas relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Pensão Vitalícia Especial.

As mediadoras da live, a psicóloga Amanda Evanielle e a assistente social Aldaires Carvalho, explicaram qual a função dos benefícios, quem tem direito, de que forma podem ser solicitados, além de esclarecer as dúvidas dos cuidadores participantes. A proposta é que as lives ocorram mensalmente com temas sugeridos pelas famílias.

Para a gestora do espaço, Virgínia Nascimento, a atividade surge como uma alternativa para manter o vínculo das famílias com o espaço. Isso porque, devido à pandemia de Covid-19, muitas famílias não se sentem seguras para retornar às atividades totalmente presenciais.

“Iniciamos este trabalho falando do BPC e da Pensão Vitalícia Especial, porque muitas famílias ainda não migraram para um desses benefícios e têm muitas dúvidas a respeito. Além disso, as lives vão trazer interação, enquanto as famílias não puderem estar aqui presencialmente. Neste caso nós vamos até eles, virtualmente, para manter esses vínculos firmados”, pontuou.

Funcionamento – O Centro Dia, situado no Parque Bela Vista, é gerido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). São assistidas pelo serviço 502 crianças com diversas patologias.

Atualmente o espaço está cadastrando apenas crianças com microcefalia, que é o público-alvo do equipamento. Para que as crianças sejam contempladas pelo serviço, o responsável deve apresentar documento de identidade dele e da criança, comprovante de residência e laudo médico indicando a patologia.

No local, as crianças e cuidadores têm atendimento multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogo e dentista. Agora, quinzenalmente, também possuem orientação jurídica. Dentre os serviços oferecidos está a escuta qualificada, orientação e encaminhamento para outros serviços ofertados pelo município, suporte para cuidar da criança enquanto o cuidador descansa ou precisa de sair para resolver demandas, entre outros.

Desde março de 2020, quando a pandemia teve início, o espaço passou a ofertar mensalmente cestas básicas para as famílias cadastradas como forma de apoiá-las, ainda que remotamente. Na próxima semana deverão ser entregues os kits de alimentos às famílias, referente ao mês de fevereiro.