Logo Prefeitura de Salvador

Cerca de 1,7 mil animais já foram vacinados contra raiva no sistema drive-thru

Pelo segundo ano consecutivo, durante a campanha de vacinação antirrábica animal, Salvador adotou o sistema drive-thru para imunização de cães e gatos. A vacinação, nesse modelo, acontece na UniFTC, na Paralela, das 8h às 16h, aos sábados e domingos, até o dia 26 de setembro. Neste fim de semana (dias 11 e 12), haverá reforço em mais um ponto: o estacionamento do Atakadão, em Pirajá.

Em três finais de semana, cerca de 1,7 mil animais já foram vacinados sem sair dos veículos dos tutores, sendo 1.165 cães e 542 gatos. A campanha de vacinação antirrábica animal, iniciada em 20 de agosto, já imunizou mais de 100 mil cães e gatos, na capital baiana. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a estimativa é abranger 180 mil animais.

A diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador, destacou a mobilização intensa de servidores, para atuar durante a campanha. “São 500 pessoas envolvidas, para assegurar a disponibilização da vacina, em todos os pontos da cidade”.

A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Danielle Dantas, ressaltou a importância da dose antirrábica para animais e familiares. “Através da imunização de cães e gatos é quebrado o ciclo da doença. Os animais imunizados estão protegidos contra a raiva, gerando proteção para eles e para os seres humanos”.

A ação de imunização dos animais acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h horas, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade. Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município, com a aplicação da vacina em pontos volantes e pontos fixos, em bairros estratégicos da cidade.

Para evitar a disseminação da Covid-19, é obrigatório o uso de máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização. Devem ser vacinados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

Skip to content