Cerimônia celebra novas entidades no Vestibular Social

A adesão de mais seis faculdades ao Vestibular Social, iniciativa desenvolvida através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), foi celebrada em cerimônia realizada na sexta-feira (29), no Palácio Thomé de Souza. Agora, são nove instituições de ensino superior que participam do programa: as faculdades 2 de Julho, Visconde de Cairu, São Salvador, Parque (FAP),  São Tomaz de Aquino, Hélio Rocha, D. Pedro II , de Tecnologia e Ciências (FTC) e  Cidade  do Salvador.

O programa, lançado no primeiro semestre deste ano, proporciona aos beneficiários do programa Bolsa família e dependentes a possibilidade de ingressar no ensino superior. O financiamento é garantido em até 100%, através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Presente na ocasião, o estudante Carlos Alberto Santos, do bairro da Mata Escura, destacou que só conseguiu ingressar na universidade graças ao Vestibular Social. “Eu não tinha nenhum direcionamento para a minha vida em termos de estudo. Então, estimulado pelas pessoas da Semps me inscrevi, fui aprovado e hoje curso Ciências Contábeis na Faculdade D. Pedro II. Estudar me abriu as portas para o trabalho, pois já estou atuando como orientador social no meu bairro”, relatou.

O representante da Faculdade 2 de Julho, Marcus Alessander Oliveira, citou o Vestibular Social como um modelo de  estimulo às pessoas de baixa renda para que possam cursar o ensino superior. “De nossa parte, desejamos ampliar ainda mais essa parceria”, afirmou.

O prefeito ACM Neto ressaltou que a iniciativa visa superar as desigualdades sociais e reverter um quadro negativo de altos índices de desemprego em Salvador, devido à falta de qualificação. “A verdadeira senha da libertação das pessoas é dada pela educação, por isso estamos investindo muito com o objetivo de abrir portas para o desenvolvimento para as camadas menos favorecidas. Agradeço às faculdades pela confiança e por participarem deste projeto”, pontuou.

De acordo com o secretário da Semps, Mauricio Trindade, apenas em seis meses deste ano, cinco mil pessoas realizaram o Vestibular Social, que consta de uma redação, e já concretizaram o sonho de entrar na faculdade. A intenção é ampliar para dez mil o número de jovens beneficiados pelo programa em 2014, que terão a ajuda do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) para a conquista de um emprego.