Cerimônia celebra terceira coleção literária do selo João Ubaldo Ribeiro

A terceira coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi lançada na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro da cidade. A solenidade contou com as presenças do presidente da FGM, Fernando Guerreiro; da titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Andrea Mendonça; do secretário de Governo, Júlio Fon; de Emília Ribeiro, filha de João Ubaldo Ribeiro; e dos autores das oito obras contempladas pela publicação.

A abertura da programação contou com a leitura com interpretação da crônica “O Verbo For”, de João Ubaldo Ribeiro, pelos escritores Aícha Pinheiro e Paulo Atto. Depois, os autores contemplados pelo selo foram certificados e, em seguida, autografaram os livros para o público.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, destacou como a leitura pode ser transformadora e destacou a importância do incentivo à produção literária para formação social e cultural de um povo. “É um momento especial para mim porque fui formado pela leitura, além de ouvinte. Uma história só ganha vida quando ela é lida. Do mesmo modo que um espetáculo teatral vive a partir do momento que vai para o palco. A partir de agora, esse projeto ocupa esse cenário e passa a ter outra percepção”, afirmou.

Capas de artistas plásticos – Esta edição tem um diferencial: todas as capas das obras foram feitas por artistas plásticos baianos, a exemplo de Juarez Paraíso, Bel Borba, Justino Marinho e Larissa Seixas. Ou seja, além da obra literária, os leitores terão obras de arte exclusivas nas mãos. A partir da próxima semana, a coleção será distribuída para as bibliotecas municipais e comunitárias da capital baiana. A Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos também receberão exemplares.

A gerente de biblioteca, livro e leitura da FGM, Jane Palma, explicou que o selo possui três vertentes, contemplando leitores, escritores e a cadeia econômica da cidade. “A importância deste selo é múltipla. É um projeto que tem como objetivo fomentar a leitura, já que vamos jogar no mercado de leitores oito novos livros, mas que também movimenta a cadeia econômica do livro, dando a oportunidade de venda das obras daqui a um ano. E há também o incentivo à criatividade literária”, contou.

A autora do livro de crônicas “Fuxico, resenha e mexerico nas esquinas e buzus de Salvador”, Daiana Soares, afirmou que o selo oportuniza que novos escritores possam surgir no cenário literário e cultural da cidade, aquecendo este mercado. “O livro contém várias crônicas que escrevi no ônibus a caminho do trabalho e foi todo escrito no celular. Isso serve de exemplo para que outras pessoas possam ter a coragem de colocar para fora seus textos e perder a vergonha de expor sua escrita. O suporte é você quem cria”, reforçou.

Homenagem ao 2 de Julho – A edição dessa coleção foi realizada pela editora baiana Caramurê e tem como intuito fomentar a cadeia produtiva da literatura em âmbito local. Com 27 anos de tradição, a empresa se dedica quase exclusivamente à publicação de autores da Bahia, cuja consolidação no mercado editorial se pauta pela qualidade e design dos seus livros.

A expectativa da FGM é que em outubro seja lançado o edital Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano IV, que selecionará obras de escritores de Salvador para a publicação da coletânea. Nesta edição haverá uma novidade: uma categoria de produção literária voltada ao 2 de Julho, data magna da Bahia. A homenagem ocorrerá como parte das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a ser celebrado em 2023.

Lançado em 2014, o Selo João Ubaldo Ribeiro é viabilizado por meio de edital público. A ação consiste em selecionar e publicar anualmente obras inéditas de autores soteropolitanos e/ou residentes em Salvador, nos gêneros contos, crônicas, dramaturgia, literatura infantil, poesia e romance.