CEU Valéria completa três anos com programação especial

Da assistência ao lazer, passando pela cultura e pelo esporte. Há três anos, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) promove a transformação de vida dos moradores do bairro de Valéria. Para celebrar o aniversário do equipamento, uma série de ações comemorativas foi realizada na segunda-feira (20).

O evento contou com a presença do secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, alunos e familiares. A programação contou com apresentações de jiu-jitsu, capoeira, boxe, ballet, ginástica rítmica e dança.

“Aqui a gente percebe, de forma muito clara, que é possível fazer política pública com qualidade. Esse é um modelo de políticas transversais que deu certo. Ação social, esporte, cultura e lazer, tudo isso voltado e dedicado para quem precisa. É um local que promove oportunidades e constrói futuros melhores”, afirmou Bispo.

Administrado pela Sempre, o CEU está localizado numa área de 7 mil metros quadrados. O espaço dispõe de um ginásio coberto com capacidade para 200 pessoas, uma biblioteca para uso de toda comunidade, uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, pista de skate, biblioteca, área de lazer para crianças, salas multiuso para oficinas de boxe, pintura, teatro, música e audiovisual, dentre outros serviços.

O coordenador do espaço, Délio Lima, destacou o papel social do equipamento. “Nesses três anos, o CEU Valéria mostrou que possui uma missão muito importante. A unidade fica em um local extremamente vulnerável, mas aqui nós conseguimos enxergar as rosas, a beleza, o lado positivo da comunidade. O CEU trabalha com redução de danos e temos avançado em políticas públicas, progredindo em números de pessoas atendidas. E isso tem um impacto direto na vida de todos, quem vive a realidade do local sabe a importância disso”, avaliou.

Transformação – Aluna da oficina de ginástica, Mirian Santos, de 13 anos, falou sobre a importância do local. “Quando estou aqui, minha família sabe que estou segura. É um lugar que nos oferece oportunidade, diversão e lazer. Quando conheci o local fiquei encantada, vim e ainda trouxe três amigas, que participam das aulas comigo. Ao invés de estarmos nas ruas, estamos aqui aprendendo aquilo que realmente importa e pode nos dar um futuro melhor.”

A dona de casa Tamara Nascimento, de 35 anos, ressaltou a transformação promovida pelo CEU Valéria na região. “Esse lugar salva vidas, tira os jovens das ruas, do contato com o crime. Todo adolescente e criança tem que ter uma atividade como complemento, sobretudo numa comunidade como essa. Já vi muitos aqui que participaram das oficinas, e hoje são professores. Ou seja, transformou a história dessas pessoas, que agora têm profissão”, relatou.