Chefs realizam degustação para montagem do menu do Festival Donas do Sabor

O cheiro do bobó de camarão, preparado pelas chefs Tereza Paim e Deliene Mota, foi um dos destaques da degustação ocorrida na tarde de segunda-feira (8), na Casa do Carnaval, na Praça da Sé. A ação faz parte da montagem do Menu Especial que integrará o Festival Donas do Sabor, promovido pela Prefeitura de Salvador. Os pratos poderão ser conferidos no restaurante pop-up, que será inaugurado nesta quarta-feira (10), na área gourmet do Shopping Barra.

O Menu Especial é composto por iguarias da gastronomia baiana preparadas por duplas das chefs que integram o time de embaixadoras do festival. Os pratos também serão apresentados na websérie do projeto, que poderá ser conferida a partir desta quarta-feira (10) no canal do Visit Salvador da Bahia no YouTube (https://www.youtube.com/c/VisitSalvadordaBahia), quanto na Mostra Culinária do Donas do Sabor, aberta ao público na área gourmet do Shopping Barra também nesta quarta.

“Muito interessante dar visibilidade à gastronomia baiana e às mulheres cozinheiras e quituteiras nesta retomada do turismo. Eu e Deliene escolhemos o bobó de camarão porque representa a fusão da nossa cozinha. A base de mandioca é indígena, a forma de cozinhar é bem portuguesa, caudalosa, já o dendê e o pirão, são africanos”, sintetizou a chef Tereza Paim, que comanda o restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho.

Deliene Mota também destacou o foco do Donas do Sabor no protagonismo feminino à frente da culinária de Salvador. “Muito especial receber este convite, que abracei. É uma forma de divulgar meu trabalho e o restaurante. Muitas coisas eu aprendi com minha avó, minha mãe, minhas tias, como as moquecas, o caruru, o vatapá, que a família se reunia para comer na Sexta-feira Santa. Uma comida afetiva e que sustenta muitas de nós”, comentou a chef do restaurante Encantos da Maré, no Bonfim.

Além delas, participam da equipe de embaixadoras as chefs Déa Nascimento (Solar Gastronomia), Ana Célia (Zanzibar), Angeluci Figueiredo (Restaurante Preta), Dona Jô (Cantinho da Jô), Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Nara Amaral (Di Janela), Neinha (Neinha Point do Camarão) e Leila Carreiro (Dona Mariquita).

Inscrições – Qualquer mulher que seja chef de cozinha de um restaurante da capital baiana já pode se inscrever para participar do Festival Donas do Sabor. O processo é gratuito e deve ser feito através do site www.salvadordabahia.com/festival-donas-do-sabor/.

Proposta – O Festival Donas do Sabor tem o objetivo de fomentar a rota turística gastronômica de Salvador e atrair visitantes nacionais e internacionais através da potencialização das mulheres que dominam a culinária baiana. O projeto é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Women on Food (uma aliança internacional com o objetivo de conectar e capacitar mulheres que estão transformando a gastronomia em todo o mundo) e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Shopping Barra.