Choveu mais de 100 milímetros na capital baiana

Em apenas três horas, choveu em Salvador cerca de 80 milímetros (mm) na região da Federação, de acordo com dados registrados pelos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden). Ainda e acordo com os dados, nas últimas 24h foram mais de 100 milímetros (mm).

Segundo o subcoordenador de Respostas aos Desastres da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Francisco Costa Júnior, a chuva concentrada num período curto de tempo fez com que diversas áreas da cidade ficassem alagadas. “O pico aconteceu entre 10h e 13h de hoje, o que fez com que os alagamentos acontecessem, mesmo com a toda a limpeza de canais que vem sendo realizada Prefeitura”.

Desde o inicio deste ano, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) realizou a limpeza de pelo menos 20 canais na cidade. A ação contribui também para diminuir os alagamentos. É de fundamental importância que os canais, rios, lagos e bueiros permaneçam limpos e para isso é importante que os cidadãos colaborem e façam a sua parte, depositando o lixo em locais adequados. Caso contrários, o acúmulo de água pode ser maior, causando ainda mais transtorno para a população.