Chuvas deverão continuar nos próximos dias na capital

A estação mais ensolarada do ano já começou e a expectativa é que o verão traga consigo um volume um pouco maior de chuvas do que os soteropolitanos estão acostumados, nessa época do ano. De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), deverá chover 30% a mais do que o esperado para o período.

As chuvas vêm marcando presença logo nos dias iniciais da estação. Para a sexta-feira (24), véspera do Natal, a possibilidade de chuvas na cidade continua. O céu deverá permanecer nublado, com 90% de chances de chuvas fracas, por vezes moderadas, acompanhadas por trovoadas. Além do risco de deslizamento de terra, haverá risco também de alagamentos na cidade.

Fenômenos naturais – De acordo com informações do Cemadec, o verão será marcado pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre. As médias climatológicas para o período na capital baiana são de 82,5mm de chuvas em janeiro, 107,2mm em fevereiro e 156,8mm para março totalizando 346,5mm para o trimestre.

Os valores são médias de parâmetros meteorológicos, computados em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas pelo pluviômetro de Ondina.

Plantão – A Codesal mantém plantão 24 horas, sete dias por semana, para auxiliar os cidadãos. Em caso de ocorrência, o soteropolitano deve entrar em contato com o órgão por meio do telefone gratuito 199.