Ciclo de Cuidados distribui absorventes a alunas da rede municipal de ensino

Através do Ciclo de Cuidados do Programa de Dignidade Feminina, lançado esta semana pela Prefeitura de Salvador, as alunas da rede municipal de ensino da capital baiana já começam a receber absorventes higiênicos gratuitamente. Na manhã desta quarta-feira (24), por exemplo, 30 alunas da Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão, foram beneficiadas com a ação.

O diretor da instituição, Marlon Lopes, destacou a importância das ações do Ciclo de Cuidados. “É um programa fundamental porque, além de assistir a jovem com a distribuição do absorvente higiênico, traz orientação sobre o processo natural do corpo, e isso é importante para valorizar o pertencimento enquanto mulher. Essas meninas estão num momento que precisam de proteção, cuidado, atenção e apoio, e o projeto engloba tudo isso”.

Ele ainda ressaltou que a iniciativa traz dignidade às meninas e mulheres que sofrem com a situação de vulnerabilidade social, agravada pela pandemia de Covid-19. “A escola está situada em uma comunidade extremamente carente. Às vezes faltam alimentos nas casas dos estudantes, quanto mais absorvente. Então é uma ação essencial de assistência e acolhimento”, completou.

A estudante Rafaele Santos, de 15 anos, avaliou a distribuição do item de higiene de forma positiva. “A ação é importantíssima. Na escola, existem jovens que vivem realidades distintas. Algumas deixam de frequentar as aulas nos dias que estão menstruadas porque não tem absorvente para usar, ou colocam papel higiênico. E muitas vezes, isso não é dito por vergonha”.

Aluna do 9º ano, Raissa Soares, de 15 anos, também ressaltou a relevância da ação. “Receber o absorvente é a garantia que muitas meninas não vão precisar deixar de vir para escola enquanto estiver no ciclo menstrual. Aqui, infelizmente, tem gente que não tem o que comer em casa, então o absorvente se torna artigo de luxo, o que na verdade é item essencial na vida de qualquer mulher”, avaliou.

Funcionamento – O Ciclo de Cuidados foi criado considerando o fato de que a evasão escolar por falta de recursos para compra de absorventes é uma realidade, indicada inclusive por estudos desenvolvidos por universidades e organismos internacionais, como o Unicef. Para combater o uso indevido de materiais inadequados, como papel e jornal, o programa pretende gerar continuidade da frequência escolar e fomentar a dignidade menstrual entre jovens da rede municipal de ensino.

Para o programa, o município adquiriu 500 mil unidades do produto, que serão distribuídas para 28 mil adolescentes e mulheres com idades entre 11 e 60 anos. Cada aluna receberá 16 absorventes por mês.

Além da distribuição do item, o Ciclo de Cuidados também vai trabalhar, ainda, a educação acerca da menstruação, higiene e saúde feminina. Serão distribuídos materiais impressos com orientações sobre o assunto e também haverá a realização de palestras, oficinas e atividades de conscientização sobre a saúde feminina.