Ciclofaixa do Centro funcionará no Dia das Crianças

Excepcionalmente neste sábado (dia 12), feriado nacional, a Prefeitura de Salvador vai instalar a ciclofaixa Campo Grande-Centro Histórico, que funciona normalmente só aos domingos, das 7h às 16h. Criada como forma de mobilidade de lazer e turismo, a ciclofaixa vai ganhar um segundo circuito no bairro do Comércio até o final deste mês, com o percurso Mercado Modelo-Mercado do Ouro e Mercado do Ouro/Bahia Marina, passando pelo porto. O bairro ganhou também uma estação de bicicleta móvel, que vai funcionar numa tenda com 30 bicicletas no porto. Além disto, a Prefeitura vai ampliar o número de estações de bikes de cinco para 40 até o final do ano e está criando faixas exclusivas para bicicletas e motos nas sinaleiras.

Até hoje o Movimento Salvador Vai de Bike já registrou 10.148 pessoas, liberou 5.856 habilitações, que resultaram em 5.638 viagens.  A população já conta com cinco estações implantadas no Jardim Apipema, Porto da Barra e nas praças da Piedade, Castro Alves e Dois de Julho (Campo Grande). Segundo Isaac Edington outras 40 estações vão ser instaladas até o final de dezembro em locais estratégicos, que tenham a ver com lazer e mobilidade urbana, disponibilizando um total de 400 destes equipamentos de mobilidade urbana.

A criação de faixas exclusivas para motos e bicicletas nas sinaleiras é outro conceito local estratégico que leva a uma maior segurança no trânsito. A primeira faixa exclusiva será implantada em frente ao Shopping Iguatemi, numa área demarcada de 2,5m e 3m, mas esta estratégia também será levada para outros locais da cidade.