Ciclofaixas do Comércio e Centro funcionam nesta sexta-feira

Que tal aproveitar o feriadão da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira (15 de novembro), para conhecer e curtir Salvador de bicicleta, dentro do Movimento Salvador Vai de Bike? Além das 20 estações espalhadas pela cidade e que funcionam diariamente das 6 às 22h, a ciclofaixa da Bahia Marina/Quartel dos Fuzileiros Navais (Comércio) vai entrar em operação na sexta-feira (15) e no domingo (17), das 7 às 16h. Em caráter excepcional na sexta-feira, devido à realização de um evento religioso na Praça Castro Alves, a ciclofaixa do Campo Grande/Pelourinho funcionará das 7 às 12h, voltando a funcionar normalmente das 7 às 16h no domingo.

Desde setembro deste ano, quando o projeto foi lançado, o movimento já conta com 20 mil pessoas credenciadas e 16 mil habilitadas através do site www.bikesalvador.com, além de 25 mil viagens realizadas. A iniciativa tem estimulado a população a usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, mais saudável e menos poluente.

O movimento teve início com a disponibilização do sistema público de bicicletas compartilhadas, com estações em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via wireless e alimentadas por energia solar. O usuário paga apenas o credenciamento anual, no valor de R$10, válido por 12 meses, diferente do que ocorre em outras capitais onde o programa já funciona.

De acordo com o titular do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014, Isaac Edington, até o fim do ano serão instaladas mais 20 estações de compartilhamento. Ainda este mês será iniciada, em parceria com a Transalvador, a fase de testes para utilização da cabine 3 do Elevador Lacerda pelos ciclistas, aos domingos e feriados, integrando assim as duas ciclofaixas da cidade.

Estações

As estações de bicicletas estão localizadas no Campo Grande, Praça da Piedade, Praça Castro Alves, Porto da Barra, Jardim Apipema, Avenida Centenário, Corredor da Vitória, Praça Bahia Sol, Parque Cruz Aguiar, Largo da Mariquita, Amaralina, Rua Ceará, Praça Marconi, Praça Nossa Senhora da Luz, Parque Costa Azul, Jardim de Alah, Boca do Rio, Praia de Patamares, Avenida Pinto de Aguiar e Imbuí.