Logo Prefeitura de Salvador

Cidadão no Trânsito leva programação educativa para as escolas de Salvador

Para orientar crianças e pais sobre as regras vigentes no trânsito, o Programa Cidadão no Trânsito vai passar por cinco escolas, públicas e particulares, da cidade no mês de setembro. A programação é voltada à educação para o trânsito de estudantes do 1ª ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

Promovidas pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), as palestras lúdico-pedagógicas são realizadas nas instituições de ensino, com uma abordagem interativa e personalizada, de acordo com os perfis da turma e da área escolar, considerando, por exemplo, se o entorno da escola é tranquilo, ou se é um polo gerador de tráfego. O programa conta ainda com ações operacionais, que promovem intervenções com materiais educativos, bonecos em forma de agentes de trânsito, vídeos promocionais e programas de rádio. 

“O modo correto de atravessar a rua, segurando no punho e não na mão da criança, o uso adequado do cinto de segurança e da cadeirinha, bem como a contratação do transporte escolar, que deve ser feita exclusivamente por condutores e veículos credenciados pela Secretaria Municipal de Mobilidade, são temas abordados durante a capacitação”, explica a gerente da Gedut, Mirian Bastos. 

Um concurso de desenhos infantis, chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unesco, além do projeto Embaixadores do Trânsito, também compõem o conjunto de atividades desenvolvidas através do programa. Na função de embaixador, o aluno pode sugerir melhorias para o trânsito que circunda a escola onde estuda, como o remanejamento de ponto de ônibus, ou a pintura de uma faixa de pedestre desgastada, próxima à unidade de ensino. Em geral, o pedido é atendido pela superintendência no início do ano letivo. 

“A Transalvador assumiu o compromisso de reduzir os índices de acidentes no trânsito. O programa foi pensado, justamente, para diminuir os riscos envolvendo crianças e também com a finalidade de promover a educação para o trânsito em Salvador”, finalizou a gestora. 

Desde março deste ano, o programa já passou por mais de 60 escolas, com participação de quatro mil alunos nos ciclos de palestras. A atividade é gratuita e pode ser incluída no projeto pedagógico da instituição de ensino beneficiada, reforçando o conteúdo de educação no trânsito. O programa já tem palestras agendadas em escolas até dezembro. As instituições interessadas devem enviar ofício para o e-mail gedutedu@salvador.ba.gov.br  , ou por meio do telefone (71) 3202-9163, solicitando a participação. 

Programação 

– Colégio Augusto Comte, em Nova Brasília – 1, 2, 5, 6, 9, 26 e 30 de setembro. 

– Escola Municipal Manoel Abreu, em São Marcos – 19 e 20 de setembro. 

– Colégio Intelectos, na Liberdade – 22 de setembro. 

– Colégio Atlântico, no Cabula – 23 de setembro. 

– Educandário Novos Rumos, em Sete de Abril – 28 e 29 de setembro.

Criado: 26 Agosto 2022

Skip to content