Cidadãos destacam bem-estar através do Horta em Casa

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), prossegue com a entrega dos kits do projeto Horta em Casa. Nesta quinta-feira (17), a ação contemplou mais 30 cidadãos, de um total de 100 selecionados para o projeto, lançado em 1º de junho por ocasião do Mês do Meio Ambiente.

A produtora de eventos Albenir Soares, de 62 anos, tomou conhecimento do Horta em Casa através da televisão. “Sempre gostei de plantar, tenho plantas no quintal, converso com elas, é uma terapia. Com a pandemia, tenho me dedicado mais a isso. O projeto é muito positivo porque permite que mais pessoas possam ter um ambiente e uma alimentação mais saudáveis em casa, além da economia que a gente faz”, comentou.

Já a gestora social Catarina Assis, de 36 anos, resolveu participar do Horta em Casa a partir de um link do projeto compartilhado por um colega dela em um grupo de estudos no WhatsApp. “Eu me inscrevi por causa de minha mãe. Para que ela tenha um momento de relaxamento, que é importante para a saúde mental, sobretudo na pandemia e em isolamento social. Na próxima edição quero inscrever todas as mães do instituto onde trabalho para que as crianças aprendam desde cedo o valor da sustentabilidade, cultivando sua própria horta dentro de casa”, vislumbrou Catarina.

Material e treinamento – Cada kit horta contém uma jardineira retangular plástica de 45 cm; até quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; e um borrifador pequeno.

Além dos kits, os contemplados desta segunda turma recebem, neste sábado (19), um treinamento para aprender técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa. A capacitação ocorre por meio da plataforma Zoom (ou Google Meet) e do WhatsApp, onde os participantes devem compartilhar fotos ou vídeos das jardineiras montadas e esclarecer dúvidas.

A representante comercial Maria Rafaela, 46 anos, é uma das contempladas da primeira turma que já receberam o treinamento de cultivo de horta em casa. “São dicas preciosas que fazem muita diferença. Numa aula de uma hora, didática e cuidadosa, aprendemos como plantar, a importância da drenagem, o horário das regas, o posicionamento da muda em relação à luminosidade”, contou.

Ela ainda fez questão de destacar os benefícios do Horta em Casa. “Muito bacana esse projeto, que nos estimula a plantar, a ter mais saúde na panela e a ter um outro olhar para a natureza. Espero que se perpetue”, concluiu Maria Rafaela.