Logo Prefeitura de Salvador

Cidadãos podem fazer doação de IR para Fundo Municipal da Criança

O prazo para as doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) termina no próximo dia 30. Todo doador, além de colaborar para melhorar a vida de centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, pode deduzir integralmente o valor doado do imposto renda devido ou retido, respeitando o limite de até 6 % para pessoa física e até 1% para pessoa jurídica.

 

O FMDCA, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), é responsável pela arrecadação dos recursos financeiros, que são destinados ao fomento de projetos socioeducacionais, culturais, psicopedagógicos, esportivos e de entretenimento e lazer. As atividades são executadas durante todo o ano e atendem a crianças e adolescentes carentes de toda a cidade.

 

Entre os anos de 2012 e 2013, 22 projetos foram financiados pelo município, beneficiando 2.732 crianças e adolescentes através do investimento de R$ 2.000.847,14. O montante é oriundo de doações de pessoas físicas e jurídicas, além de recursos do tesouro municipal. Neste período o FMDCA recebeu doações de 33 empresas e 611 pessoas físicas.

 

Projetos Apoiados

Um dos projetos apoiados com financiamento pelo FMDCA é desenvolvido pela Associação Cultural Arenoso e beneficia 180 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos residentes no bairro. O Campeões do Futuro tem como intuito oferecer oficinas de capoeira, teatro e reforço escolar.

 

As 500 crianças matriculadas nos seis Centros de Educação Infantil da Santa de Misericórdia da Bahia, localizados no Bairro da Paz, também foram beneficiadas com as doações efetuadas ao FMDCA. Durante a realização do projeto Corpo e Movimento, as crianças puderam participar de oficinas de dança, capoeira e música, que auxiliaram no desenvolvimento físico e social dos mesmos.

 

Doações

Para efetuar as doações, os interessados devem realizar depósito bancário, na seguinte conta: Banco do Brasil, Agência 3832-6, Conta Corrente 930400-2. Os recursos são aplicados exclusivamente em projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e a fiscalização é realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Controladoria Geral do Município (CGM). Para obter informações complementares ligue para (71) 3176-7046 ou acesse o site www.cmdca.salvador.ba.gov.br

 

Skip to content