Cidadãos se vacinam contra Influenza e reforçam importância da imunização

O Mutirão de Vacinação contra Influenza, realizado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), movimentou a cidade e contou com vacinação em 90 postos fixos e drive-thrus espalhados por toda a capital. A estratégia teve como público-alvo moradores da capital baiana com idade igual ou superior a seis meses de idade e que ainda não haviam sido imunizadas contra a gripe esse ano.

Somente no turno da manhã, 24 mil pessoas haviam procurado os postos para receber a dose – desse total, cerca de 1,8 mil apenas no Multicentro de Saúde Adriano Pondé, em Amaralina. Para a gerente da unidade, Raissa Aires, o dia foi produtivo e o público conseguiu acessar facilmente o serviço.

“Nos surpreendemos com a demanda, mas somos uma unidade de referência e conseguimos fazer com que os usuários ficassem por pouco tempo na fila de espera. Ainda estamos em uma pandemia muito crítica e o que pudermos fazer para garantir a nossa saúde, devemos fazer”, reforçou.

A fisioterapeuta Vanessa Cardoso Wanziler garantiu sua vacina contra a gripe no Multicentro de Amaralina. Ela levou o filho Henrique Cardoso, de 10 anos, para se imunizar e ainda ajudou familiares a esclarecer dúvidas referentes ao mutirão de vacinação.

Vanessa afirmou que precisamos usar os recursos que temos para cuidar da saúde coletivamente. “A prevenção é extremamente importante não só para nós, mas para os outros também. Fiz questão vir com meu filho e estou alertando a todos que posso. É um momento difícil, mas podemos e devemos nos cuidar”, afirmou.

Fabrício Cruz, morador da Pituba, também aproveitou o mutirão para tomar a vacina contra a influenza e imunizar a filha Maria Julia Cruz, de cinco anos. “É essencial acreditar na ciência. Historicamente sempre funcionou e cabe a nós virmos fazer a nossa parte e nos prevenir”, contou. A pequena ainda aproveitou o momento para atualizar o calendário vacinal com outros imunizantes.

Estratégia – Para facilitar ainda mais o acesso ao imunizante, locais com grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, estações de transbordo e as sedes das Prefeituras-Bairro também participaram da mobilização. O secretário da SMS, Leo Prates, destacou a adesão da população em um momento tão delicado, com crescente número de casos e buscas pelos serviços de emergência motivados pela gripe.

“Há tempos vínhamos chamando atenção da população para a importância da imunização, e espero que as pessoas estejam cada vez mais conscientes sobre sua responsabilidade para conter a circulação do vírus na cidade. Além da vacina, o uso de máscara e evitar aglomerações são de suma importância nesse enfrentamento”, completou Prates.

Casos – De acordo com a SMS, a capital baiana já registrou este ano 147 casos de Influenza. Deste total, 144 casos são de H3N2. A vacinação contra a Influenza também contribui no enfrentamento da pandemia, reduzindo o quantitativo de cidadãos que venham a necessitar de atendimento de urgência na cidade.