Cidade Baixa ganha posto de saúde totalmente reconstruído

A Prefeitura presenteou Salvador nesta segunda-feira (24) com mais um equipamento público totalmente reconstruído. Trata-se do Centro de Saúde Ministro Alkimin, localizado no bairro da Massaranduba, que passou por umas das mais volumosas intervenções feitas pela atual administração dentro do plano de requalificação da rede.

Logo nos primeiros dias da gestão, em janeiro do ano passado, o prefeito ACM Neto visitou as instalações da unidade, quando constatou a precariedade da estrutura física, que comprometia todo o serviço oferecido. Implantado em 1976, há anos o Ministro Alkimin não passava por reformas. Naquele momento, Neto assumiu o compromisso de reativar a unidade, dando condições dignas de trabalho aos funcionários, bem como de atendimento à população. Além da reforma, que mudou completamente a estrutura do prédio, foram recompostas as equipes de trabalhando para garantir atendimento aos 75 mil moradores da região.

O secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, destacou que este foi o 51º equipamento de saúde reinaugurado completamente reformado, equipado, mobiliado e com equipes completas, e que, até o final do mês de abril, a meta é entregar 70% da rede requalificada, o que significa 90 postos funcionando com toda capacidade instalada. “Não me lembro de outro momento em que a Prefeitura conseguiu fazer tanto em tão pouco tempo”, comemorou o gestor da pasta.

O prefeito ACM Neto lembrou que menos de 18% da população era beneficiada pelo serviço básico quando assumiu o cargo, e que mudar essa realidade era um dos principais desafios. Hoje, pouco mais de um ano depois, esse índice já saltou para 31% graças ao conjunto de esforços e intervenções que priorizaram o setor.

“A saúde continuará tendo prioridade de investimentos por parte da Prefeitura, porque nosso compromisso com a vida das pessoas é real. Ainda esta semana, em comemoração ao aniversário da cidade, iremos inaugurar dois importantíssimos equipamentos: o primeiro Multricentro de Salvador, que vai contribuir para otimizar a ofertas de consultas e exames especializados; e a primeira UPA construída pela gestão, em Valéria”, afirmou o prefeito, chamando a responsabilidade da população para a manutenção das unidades de saúde.