Cidade Baixa ganha posto reformado na semana do aniversário de Salvador

Na semana em que Salvador comemora 465 anos, celebrados no próximo sábado (29), o prefeito ACM Neto dá continuidade à série de inaugurações que vão presentear a primeira capital do Brasil. Nesta segunda-feira (24), Neto vai entregar o segundo dos oito postos de saúde totalmente reformados que serão inaugurados durante esta semana festiva. O bairro contemplado será Massaranduba, na Cidade Baixa, que ganhará o Centro de Saúde Ministro Alckmin requalificado.

POSTOCIDADEBAIXA2403

A solenidade de inauguração acontece às 10h30. Na última sexta, foi entregue o 50º posto totalmente reformado pela atual gestão, a Unidade Básica de Pernambués, no Centro Social Urbano do bairro. Ao longo desta semana, vão acontecer ainda as inaugurações do Centro de Saúde São Judas Tadeu (Liberdadedas) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Thomé de Paripe, Cajazeiras IV, V e XI. Isso sem falar nas sete assinaturas de ordem de serviço para construção das USFs Calabetão, Rocinha do IAPI, Vale das Pedrinhas, Plataforma, Teotônio Vilela, Nova Brasília e Castelo Branco.

Multicentro e UPA – Mas as comemorações e os presentes na área da saúde não param por aí. Salvador vai ganhar o seu primeiro Multicentro de Saúde esta semana. A unidade vai funcionar no Vale das Pedrinhas. Ela funcionará como referência distrital na oferta de serviços e exames especializados. O Multicentro do Vale das Pedrinhas, o primeiro de 12 previstos, contará com 14 consultórios e capacidade para atender 450 pacientes por dia.

No Multicentro serão ofertados serviços multidiciplinares em programas disponibilizados pelo SUS. Nesses postos serão realizados atendimentos nas áreas de ginecologia, pediatria, clínica médica, oftalmologia, urologia, doença falciforme e hepatites virais, além de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia clínica, ultrassonografia, coleta para exames laboratoriais e marcação de consultas e procedimentos.

A UPA de Valéria, primeira inaugurada nessa administração, ainda esta semana, funcionará numa área de 1,5 mil metros quadrados com 19 leitos de observação e quatro de estabilização, atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, procedimentos e odontologia 24 horas, eletrocardiograma e serviço de atenção domiciliar para pacientes que recebem alta, mas continuam necessitando de cuidados. A UPA também contará com uma base do SAMU. Serão atendidas 500 pessoas diariamente.