Cidade-Mãe promove atividades de férias em Saramandaia e Coutos

Férias na Cidade-Mãe é Bem Melhor é o projeto criado para oferecer recreação e esporte fora do período de aulas para os jovens e crianças que moram nas áreas onde funcionam as unidades da fundação. O trabalho envolve a promoção de brincadeiras e jogos para grupos de diferentes faixas etárias, além da distribuição de lanche nos turnos da manhã e da tarde.

Nesta tarde desta terça-feira (21), a presidente da fundação, Risalva Telles, acompanhou as atividades realizadas na unidade da Cidade-Mãe de Saramandaia, onde 160 inscreveram-se para participar do projeto.. “É muito bom ver o interesse desses jovens e crianças que participam espontaneamente do projeto. Aqui, eles podem se divertir e aprender, ao mesmo tempo em que se relacionam”, destaca a presidente. A mesma ação está sendo desenvolvida na unidade do bairro de Coutos. Entre as atividades promovidas pela fundação estão capoeira, música, teatro, artes e esportes.

Morador do bairro de Saramandaia desde pequeno, Lucas Fonseca frequenta há dez anos a Cidade-Mãe. Conta que já fez já capoeira, artes e teatro, entre outras atividades, e agora participa do projeto de férias. “É muito melhor que ficar em casa sem fazer nada ou na rua correndo riscos. Aqui a gente brinca, conversa e se diverte com os amigos”, diz. As gêmeas Laís e Laira, 12 anos, também aproveitam a movimentação para passar o tempo durante  as férias. “É muito bom, a gente se diverte com os amigos e está perto de casa”.

Mais inclusão – Vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, a Cidade-Mãe oferece tanto serviço de atenção básica como de proteção social para crianças e jovens. Além de oficinas sócio-educativas nas áreas de teatro, dança, capoeira e diversos esportes, a entidade promove cursos profissionalizantes. O objetivo é assegurar a inclusão social e profissional dos jovens assistidos pela fundação e de suas famílias.

Atualmente, a Cidade-Mãe atua com duas unidades próprias, em Saramandaia e Coutos, e em mais três locais, através da articulação com outras instituições. A unidade de Piatã funciona em parceria com a Fundação Banco do Brasil, enquanto a Cristo é Vida, do Vale das Pedrinhas, tem o suporte da Fundação Dom Avelar. Já a unidade de Canabrava tem como parceiro a Empresa Revita.

“Nossa meta, agora, é ampliar o número de pessoas atendidas pela fundação. Em 2013, totalizamos cerca de 1.560 crianças e jovens. Para 2014, queremos dobrar este número, totalizando 3.200 indivíduos envolvidos em nossos projetos e atividades”, ressalta Risalva Telles.