Cinema, música, esporte e teatro marcam abertura do Festival da Cidade

Cinco atrações dão a largada neste domingo (23) ao Festival da Cidade. A grade contempla desde brincadeiras para crianças, com o grupo de personagens Turma do Barrinha, até uma homenagem aos 465 anos da cidade durante o maior clássico do futebol baiano, o BA-VI, na Arena da Fonte Nova.

A turma do Barrinha – formada pelos mascotes  Milly, Pança, Ringo, Trix e Zed – abre a programação, às 9h, no novo calçadão da Barra. Às 10h30, o Alavontê – uma das novidades do último Carnaval – se apresenta no Dique do Tororó em um minitrio. “Vamos dar a volta no Dique”, relata Magary Lord. Ele, Ramon Cruz, Jonga Cunha, Ricardo Chaves e Adelmo Casé fazem concentração ao lado do restaurante A Porteira, onde iniciam e finalizam o trajeto.

Às 15h, uma homenagem especial à cidade acontece na Arena Fonte Nova, durante a última rodada da fase classificatória do campeonato baiano envolvendo atletas dos dois times de maior torcida do estado. À noite, o cinema na praça – que em cada dia estará em um bairro diferente – vai exibir o filme “Edifício Master”, um dos trabalhos de destaque daquele que é considerado o maior documentarista brasileiro, o diretor Eduardo Coutinho. O Largo Dois de Julho abriga a exibição gratuita, às 19h.

Às 20h, será a vez dos amantes do teatro apreciarem a leitura dramática da peça “Antígona”, um clássico grego datado do século V antes de Cristo recriado pela dramaturga baiana Aninha Franco. No elenco tem Rita Assemany, Beth Coelho e Ricardo Bittencourt.