Logo Prefeitura de Salvador

Circuito infantil de bike promove diversão e aprendizagem sobre trânsito

A manhã deste domingo (31) foi bastante especial na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, que recebeu o circuito infantil de bike promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Em meio às camas elásticas, balões e guloseimas, os pequenos também aproveitaram para aprender, de forma lúdica, sobre as boas condutas no trânsito.

O circuito ajuda a despertar no público infantil noções de orientação, espaço e respeito ao outro, e mostra que é possível conviver harmoniosamente no trânsito. “Com essa atividade estamos estimulando a cidadania desde cedo. As crianças internalizam as regras de trânsito com muita facilidade e servem de multiplicadores dessa consciência”, comentou o superintendente da Trasalvador, Marcus Passos.

Além de muita diversão e aprendizagem sobre duas rodas, crianças de todas as idades participaram de brincadeiras e fizeram desenhos durante a ação. “Eu gostei muito de andar de bike e de desenhar”, conta Davi Campos, de 9 anos, um dos primeiros a chegar no local. Materiais educativos também foram distribuídos para as crianças e para os pais.

Ricardo da Silva levou o filho Felipe, de apenas 2 anos, com o intuito de estimular ainda mais no pequeno a noção das regras de trânsito. “A gente sempre ensina a ele a usar os equipamentos de segurança, a andar corretamente e sinalizar. A ideia é que ele vá, desde pequenininho, se habituando a essas regras”, disse.

Educação para o trânsito – O circuito de bike faz parte do trabalho de educação para o público infantil que a Transalvador promove ao longo do ano. Até o mês de dezembro, o circuito infantil de bike deve acontecer em outros locais da cidade, como Cajazeiras, Campo Grande e Boca do Rio.

Para a gerente de Educação para o Trânsito (Gedut), Mirian Bastos, o diferencial dessa atividade é conseguir fazer a integração entre crianças e pais. “Além de ser lúdica e pedagógica, é também uma ação familiar. É um momento de educação integral. A educação para o trânsito deve começar em família”, destacou a gerente.

As atividades de Educação para o Trânsito que a Transalvador realiza durante todo o ano são gratuitas. Elas podem ser solicitadas através do telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail transalvadorgedut@gmail.com.

Skip to content