Codecon promove ação Lojista Legal no Shopping Barra

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) através dos setores de Educação e de Fiscalização, promoveu uma visita no Shopping Barra esta semana. A iniciativa, realizada na segunda (7) e terça-feira (8), visa identificar as lojas com 100% de regularidade para que recebam o selo do projeto Lojista Legal.

“Estamos muito felizes por conseguirmos emitir o selo a todas as lojas do Shopping Barra. É o primeiro shopping em Salvador que garantirá ao consumidor que todas as suas lojas estão aptas para uma relação de consumo com excelência. O projeto Selo de Certificação Codecon: Lojista Legal, além do caráter educativo, certifica as boas práticas do negócio e transmite confiança ao consumidor”, destaca o diretor da Codecon, Humberto Viana.

Vendedora de uma loja de produtos alimentícios na área gourmet, Michele Pimentel atua há três meses no Barra e afirmou que é sempre importante a presença da fiscalização, para que não só ela, mas os colegas, possam estar aptos para atender o cliente da melhor forma. “Gostei muito da iniciativa”, elogiou. No próximo dia 17, a Codecon promoverá uma palestra para uma turma presencial no Shopping Barra, no turno da manhã.

Subgerente de uma loja de roupas, Wanderleia Souza aprovou a ação do Lojista Legal. “Acho importante oferecer ao nosso consumidor sempre a segurança e o conhecimento dos direitos e deveres. Não é só oferecer o produto, mas também garantir que o cidadão não será lesado. Com o selo que recebemos, podemos mostrar ao cliente que estamos dentro das normas, que ele pode confiar no nosso produto e qualidade”.

Funcionamento – A ação Lojista Legal promove a capacitação dos funcionários das lojas, com vistas a oferecer um melhor atendimento ao consumidor. A atividade visa informar, de maneira prática, os deveres e direitos assegurados aos fornecedores, além de comprovar, com o Selo de Certificação, que o local cumpre com os critérios legais da relação de consumo.

“Temos a capacitação presencial ou on-line, disponibilizando um link para o estabelecimento, e também via WhatsApp, caso a loja tenha interesse. Os funcionários são cadastrados e a Codecon dá o curso gratuito, com uma avaliação do lojista no final”, diz a gerente do órgão, Eva Pestana.

Denúncia – Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou central telefônica 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. As orientações podem ser obtidas no número (71) 3202-6270 ou através das redes sociais do órgão, nas páginas @codeconsalvador (Instagram) e Codecon Salvador (Facebook).

Criado: 09 Novembro 2022