Codecon promove live com orientações para Dia dos Namorados

Para orientar os consumidores na hora de comprar os presentes do Dia dos Namorados, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), vai realizar uma live especial sobre a data. O encontro virtual acontece nesta quinta-feira (10), às 19h, no perfil do Instagram da Codecon.

O evento vai esclarecer dúvidas e oferecer dicas e informações relevantes sobre os direitos dos consumidores no ato das compras na internet e pessoalmente. A live será mediada por Antônio Carlos Lima, chefe do Setor de Educação e Divulgação da Codecon, e terá como convidado o advogado e integrante do Setor de Apoio Técnico e Jurídico do órgão, Luiz Henrique Reis.

Troca – Uma das situações mais comuns ao comprar um presente, é a posterior troca, por motivos que variam entre tamanho, cores, ou até mesmo por não agradar o presenteado. Perante a lei, realizar a troca por esses motivos não é uma obrigatoriedade do lojista. Neste caso, o chefe do setor de Educação e Divulgação da Codecon orienta que o cliente pergunte em quais casos é possível substituir um produto.

“É obrigação da loja realizar trocas em casos de defeitos. Os demais motivos não são obrigatoriedade do lojista. Muitos deles abrem exceções para agradar seus clientes. Com isso, o ideal é que, no ato da compra, o consumidor pergunte em quais casos eles podem realizar a troca. Essa realidade muda nos casos de compra pela internet, onde o cliente tem sete dias para cancelar por desistência”, explicou Lima.

Nos casos em que o lojista permita a troca do produto por motivos não assegurados pela lei, o ideal é exigir, por exemplo, que o gerente emita um comprovante assinado, garantindo a substituição nas situações especificadas.