Codecon promove Operação Natalina em estabelecimentos de Salvador

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promove esta semana a Operação Natalina. A atividade é realizada anualmente para intensificar a fiscalização do comércio de rua e nos principais shoppings de Salvador, a fim de coibir abusos cometidos nas relações de consumo neste período.

Os fiscais do órgão atuarão até a próxima quinta-feira (23) nos supermercados, lojas de roupas, calçados, perfumes e brinquedos, bem como nos demais estabelecimentos que comercializam alimentos e artigos natalinos. O foco da operação é evitar que o consumidor seja vítima de infrações, como venda de itens fora da validade, ausência de informação sobre o produto e seu preço, divergência de preço na gôndola e no caixa, entre outras irregularidades.

“Os consumidores que preferem comprar os produtos em cima da hora devem redobrar a atenção para não levar itens defeituosos para casa. Além disso, devem, principalmente, buscar todas as informações sobre as políticas de troca do estabelecimento, pois as lojas físicas não são obrigadas a trocar itens sem defeitos”, alertou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

Na segunda-feira (20), primeiro dia da ação, os agentes fiscalizaram os estabelecimentos em Periperi, no Subúrbio. “É uma ação bacana porque o consumidor chega na loja e quer ver o preço da mercadoria, principalmente os clientes mais antigos, que já vêm direto no produto desejado. Estou no mercado há 30 anos e posso dizer que facilita meu trabalho. A operação também transmite segurança para os consumidores, quando presenciam a fiscalização do comércio”, comentou Conceição da Cruz, 65 anos, vendedora de uma loja de departamentos situada no bairro.

Canais de comunicação – Para mais orientações ou dúvidas sobre os direitos do consumidor, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais da Codecon. Já para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br, o portal Fala Salvador, no endereço www.falasalvador.ba.gov.br ou através do Disque Salvador, no número 156.

O consumidor pode ainda fazer uma denúncia ou reclamação presencialmente, na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira (apenas em dias úteis), das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro.