Logo Prefeitura de Salvador

Codecon & Você leva orientações de consumo a estudantes da FTC

Os alunos do curso de Direito da UniFTC, na Paralela, participaram de mais uma edição do programa Codecon&Você, promovido pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), nesta terça-feira (30). A atividade, que já havia sido realizada na instituição em maio deste ano, tem como intuito orientar os estudantes para os aspectos legais associados às relações de consumo. 

“Esta capacitação, voltada especificamente aos estudantes de Direito, é somada ao conhecimento adquirido nas disciplinas próprias do curso. Além disso, parte dos nossos agentes são advogados que realizam um trabalho impecável na defesa do consumidor, o que nos motiva a apresentar o nosso trabalho para esses futuros profissionais”, declarou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana. 

Na apresentação, o chefe do setor de Análise de Processos do órgão, Almir Ribeiro Filho, e o chefe do setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima, abordaram assuntos como conceitos e direitos básicos de consumo, além de atualizações da lei e exemplos práticos da aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A grande importância dessa parceria é educar a população para que consigam procurar e defender seus direitos e deveres. Quanto mais o consumidor souber dos seus direitos e deveres, é fundamental para a sociedade como um todo”, disse Lima. 

O coordenador do curso de Direito da FTC, Luiz Requião, afirmou que a parceria com a Codecon é importante, por ajudar os profissionais a ter uma nova visão acerca dos direitos do consumidor. “Aqui eles têm uma abordagem diferente, não só técnica, mas também como funciona no dia a dia. Temos estudantes que são pequenos empresários também, então é extremamente significativo e espero que a Codecon venha mais vezes, pois sempre temos necessidade dessa palestra na instituição”. 

Aluna do 4º semestre de Direito, Natali Conceição elogiou a iniciativa na universidade. “É importante que a gente conheça a legislação, para orientar as pessoas sobre como se proteger diante das relações de consumo. Muitas vezes os cidadãos são lesados e nem têm como recorrer. É necessário a Codecon trazer isso para a gente, para passarmos adiante a informação”. 

Próxima atividade – A próxima turma está agendada para o dia 15 de setembro, também na UniFTC. Outras instituições podem agendar o Codecon & Você através do e-mail codeconevoce.codecon@gmail.com.

Desde o lançamento da nova versão do projeto, no segundo semestre de 2021, 243 consumidores foram capacitados. Com as palestras nas instituições de ensino, a expectativa é alcançar todas as universidades da capital baiana.

Criado: 30 Agosto 2022

Skip to content