Codesal aciona sirenes de alerta em cinco regiões devido às chuvas

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou as sirenes de alerta em cinco localidades com risco de deslizamento de terra até 21h desta sexta-feira (9). De madrugada, o aviso foi disparado na comunidade do Alto da Terezinha (Mamede), no Subúrbio Ferroviário. Durante o dia, situação semelhante ocorreu em Moscou, no bairro de Castelo Branco; Bosque Real, em Sete de Abril; Calabetão, em Fazenda Grande do Retiro; e Bom Juá.

As sirenes integram o Sistema de Alerta e Alarme do órgão, que é acionado quando o acumulado de chuvas atinge 150mm em 72h. O objetivo é alertar os moradores e evacuar famílias em função do risco de deslizamento de terra devido às fortes chuvas que atingem a capital baiana.

“Foi registrado um grande acumulado de chuva em algumas regiões da capital baiana ao longo desta sexta-feira. A previsão é de mais chuvas moderadas e fortes para as próximas horas”, disse o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O alerta em áreas de risco está previsto no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC). Inicialmente, a sirene emite um sinal sonoro e em seguida, a mensagem explicando que há risco de deslizamentos na área, alertando aos moradores que se dirijam para locais seguros e pontos de apoios.

Macêdo pediu que as pessoas que vivem em áreas de risco fiquem atentas. “O solo ainda está encharcado, razão pela qual há a possibilidade de escorregamento de terra. Na perspectiva de qualquer escorregamento, fissura ou rachaduras em suas casas, entrem em contato imediatamente com a Codesal.”

Balanço – Até as 21h25 desta sexta-feira, foram registradas 639 ocorrências em toda a cidade. Os casos mais frequentes foram de avaliação de imóvel alagado (168), ameaça de deslizamento (145) e deslizamento de terra (109 ocorrências).

Previsão e contato – Para o fim de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência, basta ligar para o número gratuito 199.